Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #432 - 22/11/2015

Às minhas Vidas, todo carinho do mundo

Colecionar histórias é o que motiva todo jornalista; produzi para o Jornal Matéria Prima e ganhei sete

Angélica Nogaroto
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Levo comigo todas as histórias das Vidas que pude conhecer (Foto: Bruna Gabriel)

Levo comigo todas as histórias das Vidas que pude conhecer (Foto: Bruna Gabriel)

Se formos parar para pensar todo jornalista é um colecionador. Não só de histórias narradas, gravadas e publicadas. Colecionamos algo muito mais grandioso, colecionamos vidas, pessoas e histórias.

Já possuo algumas Vidas na minha vida. Poucas, mas que aprendi a amar e conservar onde mais importa: no coração. Minha primeira Vida para o JMP foi meu professor de História no ensino fundamental. Hoje, palhaço por profissão e vocação. Quem diria o quanto de vida aquela Vida poderia dar a minha.

Minhas segunda e terceira Vidas são guerreiras, corajosas. Querem que outras guerreiras e corajosas saibam que o início da vida pode ser cheio de vida. Uma que ensina e ajuda vir a vida e outra que viveu todo o início de outra vida.

Minha quarta rara Vida encontrada para o JMP foi um simpático senhor que na construção da história de Maringá contribuiu com centenas de blocos de gelo servidos raspados e cobertos com leite condensado. Huummmm!!!

Já minha quinta Vida…ah, que vida. Venceu os estereótipos, calou os vizinhos preconceituosos e botou muito cabra que se paga de macho para correr. Hoje a Vida não tem clientes, mas amigos.

Minha sexta Vida, depois de anos de trabalho, colhe os frutos debaixo das árvores da praça no bairro que viu crescer. Parece que o tempo parou, coisa de cidade pequena, mas não, é de Maringá mesmo.

A minha sétima Vida, prefere encher de música essa cidade. Lá, lá, lá, lá. O amor pelas notas e canções veio de pequenininho, hoje ensina outros pequeninos de grandinhos. Afinal, “cresce quem qué!”.

Sete Vidas, parece filme do Will Smith, mas nada melhor para dar boa sorte, não é mesmo?

Aprendi a conservar Vidas onde mais importa: no coração

Mas nem tudo foi moleza. Horário disponível que nunca batia. Quantas vezes eu quis olhar nos olhos, não por meio de uma tela reluzente. Por mais que ouvisse conselhos da professora, algumas vezes foi impossível. Trabalhar e estudar nunca foi fácil, mas fez a minha coleção ter valor imensurável, impagável!

E como colocar tudo o que eu achava importante em 30 linhas? Mais tarde ouvi da professora: “uma frase e você já dizia tudo!” Mas como eu conseguiria, se estou só começando? Cada vírgula, cada ponto dito pelas minhas Vidas era tão importante para mim. Também sentia, quando vinha o feedback, que elas também esperavam mais de mim. Eu tentei!

Daqui alguns anos, ao ler esses textos e os outros publicados, estarei mais exigente e com muito mais Vidas na minha coleção. Mas espero nunca chegar ao ponto de deixar de reviver tudo de bom pelo que passei, pois, a vida é uma só.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.872 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Procurando me definir, esperando me encontrar

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2015
S T Q Q S S D
« out   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

galeria de fotos

Mario Quintana Chico Buarque George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.