Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #428 - 19/10/2015

Título tendencioso molda opinião alheia

A manipulação deliberada de informações tende a influenciar o posicionamento do leitor, sobretudo na chamada da notícia

Pedro Henrique Solheid
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Título polêmico é alterado horas depois no site do Estadão. Fotomontagem: Pedro Henrique Solheid

Título polêmico é alterado horas depois no site do Estadão.
(Fotomontagem: Pedro Henrique Solheid)

A Prefeitura de São Paulo está realizando audiências públicas para saber a opinião da população sobre a abertura da Av. Paulista para pedestres aos domingos e feriados. A iniciativa é um programa municipal chamado “Rua Aberta” e tem o objetivo de ampliar as áreas de lazer e recreação na cidade.

É dever de cada cidadão estar consciente disso e não se deixar manipular

 

Foram realizados dois testes até o momento para analisar a viabilidade do projeto. O primeiro no dia 28 de junho, na inauguração da ciclovia da avenida, e o segundo em 23 de agosto, durante a entrega da faixa de ciclistas da Rua Bernardino de Campos. É claro que uma realização desse porte desperta opiniões divergentes nos envolvidos, sejam moradores, comerciantes ou turistas.

É fato que para exercer corretamente o papel de jornalista, o profissional e o veículo em que trabalha devem respeitar algumas regras. Consta no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros que todo cidadão tem o direito de ter acesso à informação verdadeira. E, segundo Eugênio Bucci, em seu livro “Sobre Ética e Imprensa” (2000), um dos pecados capitais da profissão é a distorção deliberada de informações.

O que o público em geral raramente se dá conta é que, apesar de verdadeiras, informações distorcidas, mesmo que minimamente, pelo emissor, podem causar um impacto totalmente discrepante com relação à realidade dos fatos. E assim fez o jornal O Estado de S. Paulo, por meio de seu site, no dia 2 de setembro deste ano, ao publicar uma notícia com o título: “25% dos comerciantes são contra fechar Paulista para carros, mostra pesquisa”. É óbvio que ao ler o conteúdo descobre-se qual a posição dos outros 75%, mas será que não é mais importante colocar no título o percentual maior, neste caso?

Percebe-se claramente que, ao noticiar dessa maneira a pesquisa, enfatiza-se o posicionamento contrário à Prefeitura, desmerecendo a opinião da maioria, 50% a favor (25% disseram indiferentes). A clara tentativa de manipular o leitor gerou duras críticas ao jornal, que, horas depois, alterou o título para: “Entre os comerciantes, metade é a favor e 25% contra fechar Paulista para carro, diz pesquisa”.

O Estadão também noticiou em seu site, no dia 6 de julho, que o Minhocão (Elevado Presidente Costa e Silva, via expressa elevada na capital paulista) seria fechado aos sábados. Enquanto que, no site da Prefeitura, se lia: “Minhocão será aberto para ciclistas e pedestres a partir do próximo sábado”. Nota-se o teor negativo da primeira, se comparada à segunda notícia.

O poder que a mídia tem para moldar o pensamento do público é evidente. Apesar das recomendações e normas que os profissionais da área (utopicamente) se comprometem a seguir, como imparcialidade e compromisso com a verdade, esse é um mercado, assim como tantos outros, regido por interesses políticos, econômicos ou pessoais. É dever de cada cidadão estar consciente disso e não se deixar manipular. Pesquisar sobre o assunto. Procurar outras fontes. Levantar interrogações antes de exclamações.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

35.208 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Amante de tudo o que há de bom, de futebol a bacon.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

outubro 2015
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

galeria de fotos

Mark Twain Cazuza Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.