Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Saúde | Edição #428 - 19/10/2015

Reeducar é ideal para perder peso, diz especialista

Segundo nutricionista, a reeducação alimentar com exercícios físicos possibilita emagrecimento com resultados duradouros

Daiana Verdério
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Maneira saudável para emagrecer é reeducar (Foto: Daiana Verdério)

Maneira saudável para emagrecer é reeducar (Foto: Daiana Verdério)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um em cada quatro adultos e 80% dos adolescentes não praticam os níveis recomendados de atividade física. Para ser considerado um praticante regular, a OMS diz que a pessoa precisa se exercitar no mínimo três vezes por semana, pelos menos 30 minutos por vez.

Praticar atividade física com regularidade, como caminhar, pedalar, correr, oferece muitos benefícios para a saúde. Realizar exercícios, reduz o risco de hipertensão, diabetes, depressão, além de ser fundamental para o controle do peso. Cuidar da saúde é importante e métodos como reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos têm sido escolhas de pessoas com diferentes idades na região de Maringá.

Há pessoas que usam recursos para emagrecer rapidamente, mas é possível perder peso de um jeito diferente, alimentando-se bem. A nutricionista Ana Paula Gerin Fanhani, 43 anos, explica a importância desses métodos. “A reeducação alimentar é sem dúvida a melhor receita para emagrecer com saúde. Embora seja um processo gradual, é possível obter emagrecimento de sucesso, além de incorporar hábitos muito mais saudáveis a vida. A atividade física e a alimentação saudável são a combinação perfeita para bons resultados. A mudança comportamental é a chave para a manutenção do peso.”

É preciso exercitar no mínimo três vezes por semana, pelos menos 30 minutos

Tatiane Bellini, 30 anos, é formada em educação física e trabalha como personal trainer. Na infância e adolescência sempre foi gordinha chegando a pesar 87 kg com 17 anos. Após incentivo da mãe, começou a caminhar. “Eu sempre fui preguiçosa. Comecei a fazer academia e perdi quase 20 quilos no começo. Há três anos sigo certinho com dieta e exercícios para manter o peso. Não foi fácil, pois tenho tendência a engordar. Hoje o que eu mais gosto de trabalhar é com o pessoal que deseja perder peso. Minha maior satisfação é de ajudar as pessoas a ter melhor qualidade de vida.”

Andressa Zamboni antes e depois (Arquivo pessoal)

Andressa Zamboni antes e depois (Foto: Arquivo pessoal)

Já o caso da estudante Andressa Zamboni, 23 anos, é diferente. “Não chegava perto de uma balança a anos porque não queria ver meu peso real, até que um dia resolvi enfrentar e vi que estava com praticamente 90 quilos. Segundo ela, a partir dessa decisão, foi a um nutricionista esportivo e contratou um personal trainer. A nutrição esportiva se encaixou como uma luva para Andressa, “Sigo praticamente um ano e meio com dieta regrada e consegui mudar meus hábitos alimentares”. Atualmente, diz ela que faz Crossfit [programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível] todos os dias e já está com 68 quilos. “Nunca pensei em desistir ou parar de fazer. A exceção não pode se tornar rotina, esse era meu erro”, diz Andressa.

GabrielaDepoimentos
“Tudo começou no dia primeiro de janeiro de 2015. Onde eu me encontrava com 85 quilos, com 30 quilos acima do peso ideal para minha altura. Pensando nas inúmeras possibilidades de doenças relacionadas à obesidade, tive medo. Antes de começar o processo de reeducação alimentar almoçava na maioria das vezes fast food, doces ou salgados. A água era quase inexistente na minha rotina e no lugar o refrigerante prevalecia. Os horários eram desregulados, noites de sono mal dormidas e exercícios físicos não eram frequentes. As mudanças de hábitos foram radicais. Ao invés do “sono da beleza” após o almoço, estava na hora de ir para academia. Com treinos de resistência, força e aeróbicos intercalados na semana e com a reeducação alimentar foram-se 25 quilos. Tudo isso ocorreu no período de 5 meses, desde então venho mantendo o mesmo peso. Muitos me perguntam se fiz redução, ou qual o remédio tomo para emagrecer. Eu sempre respondo que fiz redução, mas a de olho gordo, e o remédio chamado determinação”. Gabriela Badan, 17 anos, Maringá-PR
“Antes pesando 115kg, comia de forma exagerada, vivia basicamente de batatas fritas, fast food e refrigerantes, tudo sem o menor controle ou limite. Até chegar a um ponto em que passei a não gostar do que via no espelho, sempre estava cansado, e não me sentia bem de forma geral. Cortei por completo o consumo de qualquer coisa que tivesse açúcar, amido, óleo ou gordura animal na composição e comecei a partir daí a estudar sobre nutrição. Nunca pensei em desistir. Estava com 81,5kg quatro meses depois. Penso que antes que querer mudar seus hábitos alimentares. O mais importante é dar um basta, é tomar uma atitude, é traçar uma meta e parar de das desculpas de achar que não consegue. Eu perdi 34kg em 4 meses, perdi todo meu ‘guarda roupa’ mas ganhei uma nova vida e aprendi a comer”. Ricardo Bozza Rodrigues, 23 anos, Maringá-PR.

 

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

Sandra disse:

Vegetarianos costumam ser naturalmente MAGROS, apesar de se alimentarem muito bem, embora priorizem não apenas sua própria saúde e a do Planeta mas, principalmente porque não consideram legal matar animais e comer pedaços dos seus cadáveres, quando mil opções existem, nutritivas, saborosas, éticas que dispensam vísceras e sangue no cardápio, porque toda espécie animal merece respirar tanto quanto nosso cão ou gato de estimação.
https://www.sejavegano.com.br/
https://www.svb.org.br/publicacoes/receitas
http://veganize.com.br/medicos-veganos-norte-americanos-que-voce-precisa-conhecer/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.244 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Sou riso fácil. Se o caldo engrossar, gargalho

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

outubro 2015
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

galeria de fotos

George Carlin Mario Quintana Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.