Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #428 - 19/10/2015

Jornalismo da Globo muda e investe em rede social

Após mudanças na estrutura, jornais Hoje e Nacional optam pelo uso do Facebook para cativar público e informar

Efraim Nascimento
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
JN nas redes sociais

Bonner, Vasconcelos e o Jornal Nacional nas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook/JN)

O telejornalismo da TV Globo mudou, e para quem estava acostumado com o bom e velho jornalismo tradicional, com a sisudez característica da emissora, depara-se hoje com um modelo mais leve, despojado e interativo de transmissão de notícias, sem perder, contudo, o foco em transmiti-la com responsabilidade.

Ambos com mais de 40 anos de existência, os telejornais Nacional e Hoje ainda são os preferidos dos brasileiros, sendo o JN o de maior audiência em horário nobre no país de acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

As últimas mudanças ocorreram a partir da comemoração dos 50 anos da Rede Globo em abril deste ano. Mudanças que se destacam no cenário, na tecnologia usada para transmissão e na didática de apresentação dos âncoras dos telejornais, que nesse caso, não se limitam à bancada e andam pelo estúdio. Porém, a interação com o público por intermédio das redes sociais é uma técnica que até então nunca havia sido estimulada pela emissora.

Paradigmas podem ser substituídos e mudanças podem ser vistas com bons olhos

A interatividade acontece a partir das páginas oficiais dos respectivos telejornais no Facebook. Desde 2011 as páginas somam aproximadamente 12 milhões de curtidas na rede social. Hoje, os telejornais buscam mais proximidade com o receptor, na rede social é perceptível a partir do compartilhamento de notícias e de selfies, que são disponibilizadas minutos antes do programa ir ao ar, os apresentadores proporcionam aos internautas momentos dos bastidores, por vezes irreverentes, da pré-produção do programa, além de permitir a quem está assistindo em casa que envie fotos também. O resultado disso são milhares de compartilhamentos, comentários e curtidas.

Evaristo e Sandra comemoram 5 milhões de curtidas no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook/Jornal Hoje)

Evaristo e Sandra comemoram 5 milhões de curtidas no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook/Jornal Hoje)

Diante desse cenário, é claramente perceptível que, além das mudanças estéticas, há uma preocupação por parte da direção de jornalismo da TV Globo em manter contato mais próximo com o receptor do conteúdo que produz, além de garantir assim, a disseminação da notícia, preocupação acentuada a partir da evolução dos meios de comunicação e do advento da internet.

Tal momento é um divisor de águas para o telejornalismo da TV Globo, pois a partir da busca de uma atitude intimista com o receptor, é garantida a quebra de antigos paradigmas estabelecidos em relação à aura de seriedade extrema predominante e característica nos respectivos telejornais, e ao estímulo e possiblidade de maior interação, feedback e empatia do receptor. Além de mostrar que paradigmas podem ser substituídos e mudanças podem ser vistas com bons olhos. Tudo isso é possível e não necessariamente há perda qualidade.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

36.187 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Apaixonado por Londres, ainda à espera da carta de Hogwarts

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

outubro 2015
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

galeria de fotos

Mario Quintana Cazuza Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.