Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #427 - 05/10/2015

Descompromisso continua sendo o problema

Compromisso e persistência, palavras chaves para enfrentar o último bimestre deste desafio que é o jornal-laboratório

Isabela Soares
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Edições passadas do JMP apresentam menos reportagens (Reprodução: Jornal Matéria Prima)

Edições passadas do JMP apresentam menos reportagens (Reprodução: Jornal Matéria Prima)

No erro e acerto obtemos a Matéria-Prima; Em que o JMP pode melhorar em seis meses; Das consequências do jornal-laboratório; Mais compromisso, mais entusiasmo e menos falhas. Esses são alguns dos títulos que expressam o que está sendo fazer parte do Jornal Matéria Prima. E, ainda usando o mesmo recurso, Fazer jornalismo desde já é o desafio.

Realmente, encontrar uma boa pauta, consultar as melhores fontes e redigir um bom texto, são os grandes desafios. Esse que, não estamos executando corretamente.

O compromisso dos alunos (repórteres colaboradores) com o JMP, muito já foi  discutido, em edições anteriores, chegando a ser cansativa a repetição. Porém, parece que os alunos ainda não aprenderam com as críticas.

Esse comprometimento, ou a falta dele, está na busca das informações, apuração e produção de um bom texto. Com a falta disso quem sai prejudicado, além do leitor, é o próprio repórter em formação.

Não vai ser fácil. Mas garanto que você vai aprender muito

Em algumas edições passadas, além dos erros, é possível notar que o número de reportagens publicadas no Jornal Matéria Prima caiu. Os alunos têm deixado de produzir alegando encontrar dificuldades. Mas todos sabemos que dificuldades sempre existirão e que temos de nos superar e mostrar serviço.

No jornal-laboratório vivemos, mesmo em um ritmo menor, o ambiente das redações jornalísticas. Temos que arriscar, sem nos importarmos com os erros, pois aqui é o local certo para errar. É com o erro que vamos aprender. Então, não deveríamos desperdiçar esse momento de aprendizado que a faculdade nos proporciona.

Deixar de produzir material é não aproveitar da melhor maneira esse momento. Nós, futuros jornalistas, temos de nos esforçar em criar conteúdo com qualidade. Ainda temos um bimestre para viver esse desafio que é o jornalismo. Vamos mostrar o que temos de diferente para oferecer.

Como diz a jornalista Ana Estela de Souza Pinto, no livro Jornalismo Diário: “Ponha mãos à obra. Persista. Não vai ser fácil. Mas garanto que você vai aprender muito”.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.838 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

De cachos inéditos, vim para ser útil no jornalismo

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

outubro 2015
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

galeria de fotos

Mark Twain Chico Buarque Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.