Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #429 - 26/10/2015

Ainda há quem siga os dez mandamentos

Notícia publicada no site da Folha de S.Paulo respeita os ensinamentos de Eugênio Bucci e é exemplo de bom jornalismo

Pedro Henrique Solheid
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Autor expõe críticas ao EI, porém, com direito à resposta (Reprodução: Folha de S.Paulo)

Autor expõe críticas ao EI, porém, com direito à resposta
(Reprodução: Folha de S.Paulo)

O futebol europeu atrai grande interesse do público brasileiro. Segundo o Ibope, 71% dos fãs do esporte afirmam ter grande interesse pela Liga dos Campeões, principal campeonato de clubes do Velho Continente. Porém, desde o ano passado esses fãs encontram dificuldades para acompanhar os jogos na TV.

Imparcialidade e equidade, importantes mandamentos do jornalismo

Trata-se de uma polêmica envolvendo a transmissão da competição em canais fechados, cujos direitos foram adquiridos pelo canal Esporte Interativo em 2014 (após 25 anos pertencendo à ESPN). Há uma resistência das grandes operadoras de TV a cabo, Net e Sky, em incluir o EI na sua grade de canais.

O jornalista Guilherme Seto publicou no site da Folha de S.Paulo uma notícia relacionada ao caso. Intitulado “Diretor da Globosat critica modelo do Esporte Interativo” o texto expõe os acontecimentos de maneira simples, contextualiza os fatos, apresenta dados e traz declarações de ambas as partes. Verdadeiro exemplo de imparcialidade e equidade, importantes mandamentos do jornalismo, segundo Eugênio Bucci (2000).

A publicação resume todo o impasse entre o canal controlado pela multinacional Turner e as gigantes da TV por assinatura (Net e Sky possuem cerca de 80% dos assinantes de TV a cabo do Brasil). Apresentando os possíveis motivos que levaram a tal situação, tais como os altos valores cobrados pelo Esporte Interativo ou a possibilidade de uma assinatura do canal de forma independente, pela internet, contrariando o modelo da TV brasileira.

Chama a atenção a maneira como o autor da notícia consegue separar os dois lados da disputa. Em um primeiro momento, com declarações do executivo da Globosat (responsável pelo canal SporTV, concorrente direto do EI) Alberto Pecegueiro, atribuindo a culpa do entrave ao canal detentor dos direitos de transmissão. E, em seguida, com um subtítulo “Outro lado”, apresenta a indignação do vice-presidente sênior de conteúdo esportivo do EI, Edgar Diniz, com as declarações de Pecegueiro.

Seto dá um ótimo exemplo de bom jornalismo, com apuração de informações, coerência e um relato simples e direto. Porém, talvez propositalmente, o jornalista deixa de citar a ligação entre a Globosat e as operadores de TV a cabo Net e Sky. O grupo Globo é acionista das operadoras.

Contudo, isso não diminui os méritos do jornalista da Folha, que fez seu papel profissional de forma quase impecável. Quanto à transmissão da Liga dos Campeões, enquanto essa disputa não termina os maiores prejudicados são os assinantes da TV fechada, que pagam e não têm acesso ao conteúdo.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

35.205 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Amante de tudo o que há de bom, de futebol a bacon.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

outubro 2015
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

galeria de fotos

Mark Twain Mario Quintana Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.