Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Tecnologia | Edição #421 - 10/08/2015

“Polemicólatras”: adictos da boa querela

De “hashtag” em “hashtag”, amizades são desfeitas, o preconceito vira moda e a hipocrisia toma conta das redes sociais

Pedro Henrique Solheid
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

Uma das mentes mais brilhantes que já habitaram o globo terrestre, Albert Einstein, nascido no século 19, proferiu certa vez, como fosse um presságio: “Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapasse nossa interação humana, e o mundo terá uma geração de idiotas”. Se esse dia chegou ou não, difícil afirmar, porém, é evidente que a interação humana, cada vez mais, perde espaço para as maravilhosas (ou não) distrações do mundo virtual.

Com a democratização da tecnologia, redes sociais
tornam-se ágoras da nova era

Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM), deste ano, realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), 42% dos brasileiros afirmam que a internet é o meio de comunicação que mais utilizam. Dentre os usuários, 76% confessam acessar a rede todos os dias, com exposição média diária de quase cinco horas.

Com a democratização da tecnologia, redes sociais tornam-se ágoras da nova era, onde sofistas contemporâneos, com talento para escrever de forma rebuscada, acumulam curtidas e compartilhamentos de opiniões saturadas de polêmicas sobre assuntos demasiadamente fúteis.

Vício por polêmicas proporciona tempestades em copos d’água. Foto: Reprodução Facebook

Vício por polêmicas proporciona tempestades em copos d’água
Foto: Reprodução Facebook

O fato é que, com amplo espaço para se manifestar sobre o que bem entender, as pessoas estão se tornando viciadas em opinar, o que parece ótimo, afinal, indivíduos pensantes e questionadores são capazes de mudar o mundo. Pois é, mas o que realmente acontece é um compartilhamento de ideias alheias. Uma pessoa vê algo de que gosta e reproduz, sem questionar, sem buscar outro ponto de vista.

A onda do momento é participar ativamente de polêmicas, seja apoiando uma causa ou contrariando a maioria. Fatos como o apoio, ou não, à comunidade LGBT, à um estilo musical ou até mesmo alguma declaração de pessoa famosa, tornam-se desculpas para brigas e discussões infindáveis, regadas a “memes” e “hashtags”.

Fatos recentes evidenciam isso. Por exemplo, a adesão em massa das cores do arco-íris nas fotos de perfil do Facebook e os ataques por parte de quem não aderiu ao movimento. Ou ainda a indignação por parte dos fãs de Cristiano Araújo com as declarações do apresentador Zeca Camargo após a morte do cantor. Aonde foi parar a empatia? O amor pelo próximo? O respeito pela opinião das outras pessoas?

Em meio a um turbilhão de textos bem escritos, ataques gratuitos a ideologias, disseminação de ódio e senhores da verdade, devemos prestar mais atenção antes de tomar uma posição. Conte até dez. Leia, releia, pesquise e se informe. Compartilhe menos, formule mais. Se você é capaz de descascar uma mexerica, também é capaz de perceber que algumas pessoas não o são.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.898 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Amante de tudo o que há de bom, de futebol a bacon.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

agosto 2015
S T Q Q S S D
« jun   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

galeria de fotos

George Carlin Chico Buarque Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.