Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #421 - 10/08/2015

Fotografia usada como espelho do leitor

Inserir uma imagem vai além de uma representação; é essencial que a foto fale por si só e dê continuidade à informação

Bruna Gabriel
Bruna Gabriel

Comentários
 

 

(Foto: Bruna Gabriel)

(Foto: Bruna Gabriel)

A fotografia é mais que uma mera ilustração, é a complementação da informação escrita e a harmonia entre texto e o leitor. É evidente que as equipes do Jornal Matéria Prima (JMP) se esforçam para criar esse ponto de sintonia como aprimoramento das imagens, mas alguns erros ao fotografar ainda se fazem frequentes. De acordo com Manual da Redação da Folha de S. Paulo (2013), “o entendimento mínimo das técnicas fotográficas e de suas possibilidades estéticas é uma necessidade em todos os patamares da hierarquia de uma Redação”.

Entretanto, na edição 419 do JMP é nítida a pouca exploração de cenários no texto “Doação de sangue mantém hospitais funcionando”. A imagem faz uma boa ilustração, mas faltou abranger o ambiente da doação de sangue, levando o leitor próximo da realidade. Além disso, a foto está um pouco desfocada, o que demonstra falta de técnica fotográfica, “[...] Exige de seus profissionais conhecimento técnico muito apurado e uma predisposição efetiva para buscar a integração com a Redação como um todo”.

Em outro texto da 419º, “Pois só quem sonha consegue alcançar”, a foto publicada poderia ser mais “humana”, transmitir mais emoção. De acordo com a foto, permitiria uma exploração maior de expressões e ângulos diferenciados. Outro ponto é a qualidade e iluminação que não estão propícias.

O equilíbrio entre o texto e a imagem possibilitará a valorização da informação

Apesar dos erros técnicos ao fotografar, os alunos do JMP têm mostrado bom desenvolvimento, mas devemos sempre ficar atentos e fixar que a fotografia é a complementação do texto. Além disso, a responsabilidade é de quem fotografa.  “Cabe ao repórter-fotografico, em sintonia com o editor de fotografia e os seus prepostos, buscar uma identidade própria ao produto que vai oferecer para a elaboração da página que chegará ao leitor” – Manual da Redação da Folha de S. Paulo. Devemos ter atenção ao utilizar a imagem que dará capa ao nosso texto, pois é observada não só pelos alunos, mas pelos leitores e sobretudo profissionais da área.

Portanto, o equilíbrio entre o texto e a imagem possibilitará a valorização da informação. “De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório”, disse Henri Cartier Bresson: O século moderno (2010), considerado o pai do fotojornalismo.

 

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.498 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Posso ser forte, durona e molinha ao mesmo tempo

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

agosto 2015
S T Q Q S S D
« jun   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

galeria de fotos

Cazuza Mario Quintana Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.