Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #421 - 10/08/2015

Crise levanta suspeita sobre ética jornalística

Imprecisão estampada até mesmo nas manchetes de alguns jornais faz a sociedade viver outra crise: da informação

Maria Eduarda Martins
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
(Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

As informações que os veículos de comunicação levam para a sociedade podem gerar vários sentimentos. Nos últimos meses gerou confusão. Os impressos, a web, o telejornal e o rádio nos informam que o Brasil está em crise e, além disso, deixam a população apavorada. Nesse meio tempo, famílias cortam gastos e se desesperam. Mas a “crise” não estaria sendo amplificada por setores que desejam o caos? Não seria surpresa se os mesmos meios de comunicação que hoje propalam a crise anunciassem, num curto espaço de tempo, ou num cenário de pós-impeachmant da presidente Dilma Rousseff, prosperidade no país.

A imprecisão sobre o tamanho da crise é um tanto quanto suspeita

Para, no mínimo, desconfiar que algo anda estranho no meio jornalístico basta observar algumas das manchetes que têm estampados os jornais nos últimos dias. Em geral, começam com a famosa frase “apesar da crise”. Apesar da crise, vendas da Toyota crescem 3% no primeiro semestre. Apesar da crise, fabricantes de máquinas agrícolas estão otimistas para 2015. Apesar da crise, Rock in Rio conseguiu licenciar 643 produtos – o recorde histórico do festival. O país não está em situação maravilhosa, mas também não está caótico.

A imprecisão por parte dos jornais sobre o tamanho da crise brasileira é um tanto quanto suspeita. O jornalista Paul Johnson produziu uma lista de sete erros capitais do jornalismo. Nessa lista um dos pecados é a distorção. O comportamento da imprensa brasileira, de modo geral, sinaliza para isso. Cabe analisar se é uma intenção deliberada, ou seja, se essa distorção é feita de forma consciente, por interesses, ou inadvertida, por equívoco, falta de qualificação dentro do próprio jornalismo praticado na atualidade. Não se sabe qual dos dois males é o pior, a falta de qualidade jornalística ou a falta de ética jornalística.

A informação que chega até a população é a que o jornal quer passar

A reportagem Brasil enfrenta tempestade perfeita na economia, do dia 31 de julho, que pode ser vista no site da revista Veja, exemplifica essa distorção: a manipulação e, no caso, a posição ideológica do veículo de comunicação. A reportagem dá a entender que a crise é culpa da presidente Dilma Rousseff. “A conta é dela, mas nós é que estamos pagando”, é a legenda da fotografia da reportagem. A revista Veja do século 21 sempre deixou clara a posição política de direita e não perde a oportunidade de apontar a crise como produto único e exclusivo do Partido dos Trabalhadores e sua principal representante. Isso demonstra, no fim das contas, que a crise que chega até a população é a que a grande imprensa quer como verdadeira. O cidadão não está comprando somente a notícia. Junto tem comprado a posição política, ideológica, religiosa.

É certo que ainda existem muitos rounds para seguem disputados entre os que pregam a crise e os que reagem ao velho e conhecido modus operandi  de alguns setores políticos. Resta saber como o leitor, com toda a (des) informação que o cerca, vai se posicionar nesse ringue do poder.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.824 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Grande sonhadora, apaixonada por livros, música e cinema

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

agosto 2015
S T Q Q S S D
« jun   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

galeria de fotos

Cazuza Chico Buarque George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.