Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #420 - 03/08/2015

Cobertura deixa a desejar em evento multiesportivo

Jogos Pan-Americanos tiveram pouco destaque na Globo e passaram quase despercebidos nos telejornais da emissora

Ana Paula Foltran
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Os Jogos Pan-Americanos de 2015, oficialmente denominados 17º Jogos Pan-Americanos, foram um evento multiesportivo realizado entre os últimos dias 10 e 26 e tiveram como sede principal a cidade de Toronto, no Canadá. Os direitos de transmissão em TV aberta no Brasil eram de exclusividade da Record e a Globo fez uma cobertura pífia.

A Globo optou por noticiar o evento mostrando fotos de agências internacionais que registram as competições e investir em reportagens no Canadá, para onde enviou os repórteres Pedro Bassan e Edson Viana. O trabalho foi focado totalmente fora das áreas da competição, assim como aconteceu nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Transmissão da apresentação de ginástica rítmica na Record (Foto: Reprodução/ Record

Transmissão da apresentação de ginástica rítmica na Record (Foto: Reprodução/ Record)

Entretanto, a Globo poderia usar dois minutos por dia de imagens das provas cedidas pela Record, como fizeram as concorrentes. Mas a emissora preferiu ignorar a cortesia, principalmente porque seria obrigada a exibir na tela o logotipo da Record. Além de fotos, a emissora mostrou também o quadro de medalhas. Por isso, em quase todos os telejornais da Globo os apresentadores deixaram claro que a emissora não tinha os direitos de exibição do torneio e por isso tinha limite de exibições.

Globo noticiou evento com fotos de agências internacionais

Segundo Olga Curado, no livro A notícia na TV – O dia a dia de quem faz telejornalismo, a importância da notícia é geralmente julgada de acordo com a abrangência que tem. Sendo assim, o Pan-Americano que foi um evento de grande importância não só no Brasil, mas para toda o continente americano, deveria ser noticiado e ter destaque nos telejornais, principalmente na Globo, que normalmente tem maior audiência.

No artigo Cobertura midiática de acontecimentos esportivos: uma breve revisão de estudos, a jornalista Viviane Borelli afirma que os eventos esportivos, como movimentos sociais, não se limitam apenas a representar uma competição, pois refletem também características culturais, econômicas, sociais, políticas, étnicas, religiosas etc. Ainda de acordo com Borelli, “só há acontecimento se ele for público, mediado pelos meios de comunicação, para a opinião pública. Os fatos que acontecem todos os dias, mas que não são veiculados pela mídia passam a ser apenas ocorrências e não acontecimentos”. Por isso, a fraca cobertura da Globo deixou os jogos Pan-Americanos passarem quase despercebidos e sem o destaque que mereciam.

A Globo para não passar por cima do orgulho e por pura mesquinharia deixou de satisfazer o interesse público, agindo de forma antiética. Por isso, a emissora deveria ter deixado a rivalidade de lado e ter pensado no mais importante, o público.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.155 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Fã da gramática, dependente da escrita e amante do texto

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

agosto 2015
S T Q Q S S D
« jun   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

galeria de fotos

George Carlin Mario Quintana Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.