Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Esporte | Edição #416 - 08/06/2015

Sportv segue não citando naming rights

Com novidade na programação deste ano, canal esportivo continua com política de direitos de nome em transmissões da NBA

Matheus Borges
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

Aos fãs da NBA, eis que surgiu este ano uma nova opção para acompanhar os jogos da liga americana de basquete pelo canal de TV por assinatura, o Sportv. O que chamou à atenção, no entanto, foi a maneira como a emissora manteve a política de não mencionar os naming rights dos ginásios e arenas. Os direitos de nome, popularmente chamados naming rights, são concessões normalmente feitas a empresas que alugam o nome do estabelecimento de eventos esportivos e culturais.

A primeira transmissão da NBA feita pelo canal foi no dia 24 de fevereiro, com o jogo entre Dallas Mavericks e Toronto Raptors, na cidade de Dallas, na American Airlines Center, ou “Arena de Dallas”, como foi colocada pela emissora. A partir de então, os brasileiros telespectadores estão tendo de se acostumar com diferentes designações reproduzidas pelos narradores e comentaristas, que foram orientados a não usar os nomes batizados pelas empresas. O problema, é que na liga americana 27 dos 29 ginásios têm tais direitos de nome.

Telespectadores estão tendo de se acostumar com diferentes nomes de arenas

Receitas estratégicas das novas arenas feitas com naming rights são muito úteis, não apenas para ampliar as receitas, mas, até mesmo, para auxiliar em financiamentos das obras que podem ser construídas. O grupo dos canais Globosat, porém, torna essas marcas menos valorizadas. Dessa forma, segundo Amir Somoggi, profissional da BDO RCS, os operadores de arena devem investir em ações de comunicação para fortalecer a marca parceira. A empresa de consultoria e gestão esportiva, em estudo feito sobre naming rights, mostra ainda que se precisa investir em ações de ativação. Pois esperar que os veículos de comunicação citem a marca ainda é muito pouco.

O Sportv já utilizou em outros momentos essa estratégia, e uma delas ficou também bastante evidente em um amistoso de pré-temporada entre as equipes do Palmeiras e Red Bull Brasil. Além da emissora “mudar” o nome da equipe campinense para “RB Brasil”, decidiu denominar o Allianz Parque, estádio palmeirense, como “Arena Palmeiras”.

Essa antiga polêmica de não se dizer os naming rights é simplesmente pelo fato de as emissoras não quererem ceder espaço gratuito a empresas não patrocinadoras. Porém, o telespectador merece a correta transmissão de informações sem distorções a respeito de nomes e locais dos eventos.

American Airlines Center, em Dallas, onde os Mavericks atuam  (Foto: Tom Pennington/Getty Images)

American Airlines Center, em Dallas, onde os Mavericks atuam (Foto: Tom Pennington/Getty Images)

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.155 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Rubro-negro nato, quero jornalismo nas quatro linhas

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

junho 2015
S T Q Q S S D
« mai   ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

galeria de fotos

Chico Buarque Mario Quintana George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.