


Com novidade na programação deste ano, canal esportivo continua com política de direitos de nome em transmissões da NBA
Matheus Borges
Aluno de Jornalismo
Aos fãs da NBA, eis que surgiu este ano uma nova opção para acompanhar os jogos da liga americana de basquete pelo canal de TV por assinatura, o Sportv. O que chamou à atenção, no entanto, foi a maneira como a emissora manteve a política de não mencionar os naming rights dos ginásios e arenas. Os direitos de nome, popularmente chamados naming rights, são concessões normalmente feitas a empresas que alugam o nome do estabelecimento de eventos esportivos e culturais.
A primeira transmissão da NBA feita pelo canal foi no dia 24 de fevereiro, com o jogo entre Dallas Mavericks e Toronto Raptors, na cidade de Dallas, na American Airlines Center, ou “Arena de Dallas”, como foi colocada pela emissora. A partir de então, os brasileiros telespectadores estão tendo de se acostumar com diferentes designações reproduzidas pelos narradores e comentaristas, que foram orientados a não usar os nomes batizados pelas empresas. O problema, é que na liga americana 27 dos 29 ginásios têm tais direitos de nome.
Telespectadores estão tendo de se acostumar com diferentes nomes de arenas
Receitas estratégicas das novas arenas feitas com naming rights são muito úteis, não apenas para ampliar as receitas, mas, até mesmo, para auxiliar em financiamentos das obras que podem ser construídas. O grupo dos canais Globosat, porém, torna essas marcas menos valorizadas. Dessa forma, segundo Amir Somoggi, profissional da BDO RCS, os operadores de arena devem investir em ações de comunicação para fortalecer a marca parceira. A empresa de consultoria e gestão esportiva, em estudo feito sobre naming rights, mostra ainda que se precisa investir em ações de ativação. Pois esperar que os veículos de comunicação citem a marca ainda é muito pouco.
O Sportv já utilizou em outros momentos essa estratégia, e uma delas ficou também bastante evidente em um amistoso de pré-temporada entre as equipes do Palmeiras e Red Bull Brasil. Além da emissora “mudar” o nome da equipe campinense para “RB Brasil”, decidiu denominar o Allianz Parque, estádio palmeirense, como “Arena Palmeiras”.
Essa antiga polêmica de não se dizer os naming rights é simplesmente pelo fato de as emissoras não quererem ceder espaço gratuito a empresas não patrocinadoras. Porém, o telespectador merece a correta transmissão de informações sem distorções a respeito de nomes e locais dos eventos.
American Airlines Center, em Dallas, onde os Mavericks atuam (Foto: Tom Pennington/Getty Images)
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.