Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Tecnologia | Edição #418 - 22/06/2015

Interatividade está mais próxima da TV

Estudos apontam que uma boa porcentagem dos telespectadores se envolve pelas redes sociais com a televisão

Matheus Torrezan
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

Foto: Matheus Torrezan

O público está  mais próximo das emissoras de TV por meio da interatividade, facilitada pelas redes sociais. Essas ferramentas estão fazendo a aproximação entre os emissores e receptores.  A Viacon Internacional Media Network (conglomerado de mídia americano) apresentou recentemente o resultado de um novo estudo global “When Networks Network: TV Gets Social”, tendo como objetivo mostrar a relação entre televisão e o uso das redes sociais.

Pelas redes sociais, os espectadores se envolvem, em média, com 10 atividades relacionadas à televisão

O estudo aponta que os espectadores se envolvem, em média, com 10 atividades relacionadas à televisão em plataformas de mídia social. O público utiliza as redes sociais para obter mais informações sobre os programas, vídeos relacionados, conteúdos completos e comentários.

Conforme o conteúdo é transmitido pelas emissoras de televisão, o público já vai ter uma reação de acordo com o que foi e o que está sendo veiculado na internet. A partir disso, o produtor sabe qual assunto atrai mais o público, auxiliando nas produções de conteúdo.

Conforme o artigo O uso das redes sociais online nas interações de produtores e receptores de televisão, de Paula Cecília de Miranda Marques e Ana Sílvia Lopes Davi Médola, doutoras na área, o “receptor encontrou a forma mais acessível de interação imediata: a internet por meio das redes sociais – alternativa para a vontade de deixar de apenas absorver e também agora participar”. Isso evidencia que o espectador começa a influenciar diretamente o produtor de conteúdo.

Um exemplo do envolvimento do público com as TVs pelas redes sociais aconteceu no Carnaval deste ano. Em pesquisa realizada pelo site Coletiva.net, revista digital especializada em assuntos relacionados a carreiras e negócios na área de marketing e comunicação, em torno de 14% dos internautas citaram diretamente hashtags das três principais emissoras de televisão aberta responsáveis pela cobertura da folia (Globo, SBT e Band). A Band liderou o ranking, com 8.439 menções (52.8%), seguida pelo SBT, com 3.479 citações (31,6%) e, em último lugar, a Rede Globo (15,6%), com a transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro.

Essa nova maneira de comunicação não pode ser entendida como ameaça, pois a partir dela, um meio de comunicação vai tem como função abastecer o outro e, dessa forma, criar assuntos que vão ser debatidos online, por meio das redes sociais.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.898 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Único e exclusivo. Gosto de comédia, mas sem muito palavrão

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

junho 2015
S T Q Q S S D
« mai   ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

galeria de fotos

Mark Twain Chico Buarque George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.