Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #418 - 22/06/2015

Esporte invade edições do Jornal Matéria Prima

Gosto por um determinado assunto faz repórteres se privarem de outros temas, como economia, política e educação

Alessandro Alves
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Escrever sempre sobre o mesmo assunto pode cansar o leitor (Fotomontagem/Alessandro Alves)

Escrever sempre sobre o mesmo assunto pode cansar o leitor
(Fotomontagem/Alessandro Alves)

Está claro dentro do Jornal Matéria Prima que alguns alunos repórteres preferem escrever para si próprios do que para o público. Basta compararmos algumas edições do JMP que facilmente encontramos textos escritos por um mesmo autor sobre o mesmo assunto. Um exemplo é o esporte. Desde a edição de número 410, a primeira deste ano, já encontramos textos relacionados à área esportiva.

Por se tratar de um exercício de jornalismo, um produto laboratorial, no JMP escrever sempre sobre um mesmo tema não é bom, pois é importante que os alunos escrevam e obtenham conhecimento sobre outros assuntos, como economia, política e educação. Temas que têm sido pouco abordados dentro do jornal.

Essa atitude de acomodação revela uma pequena falta de iniciativa em buscar conhecimento, adquirir experiências e se familiarizar com outros assuntos. A repetição de um mesmo tema em várias edições dá a entender que falta ousadia e coragem aos alunos. O fato é que já passou da hora de percebermos que o leitor é atraído por histórias de pessoas, personagens de carne e osso, como ele. Isso não significa que devemos parar de escrever sobre esporte, mas é bom diminuir a dose. Devemos, sim, abordar assuntos que tenham mais relevância para nossos leitores. Esporte é um desses assuntos, seguramente, mas não é o único.

Outras falhas que os repórteres do JMP cometem têm há ver com a falta de organização de ideias. A apuração dos fatos e o número de fontes nas reportagens, elementos essenciais para o texto jornalístico, mas nem sempre são respeitados durante a produção.

De nada serve um bom escriba se vive isolado no mundo sem histórias para contar

No livro, Deu no jornal: o jornalismo impresso na era da internet (2002), o jornalista Álvaro Caldas diz que a reportagem dentro do jornal também abrange modismos, comportamento, divertimento, serviço e toda a ampla variedade de assuntos que mexem com a vida do leitor. Estar atento a diversos assuntos, ter interesse, curiosidade natural, gostar de saber das novidades e debater, são características que um bom jornalista deve ter. Para o jornalista não basta apenas gostar de escrever. De nada serve um bom escriba que vive em um mundo isolado.

Nós, com futuros jornalistas, devemos ter interesse nos mais variados assuntos. Não devemos nos privar e escrever somente sobre o que gostamos pois, com certeza quando estivermos fora da faculdade seremos “bombardeados” de temas muito diferentes do que gostamos e estamos acostumados a escrever.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.041 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Detalhista, gosto de tudo no seu devido lugar

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

junho 2015
S T Q Q S S D
« mai   ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

galeria de fotos

Mario Quintana Mark Twain Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.