Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #415 - 01/06/2015

Editorial, parte da identidade do jornal

Gênero ajuda leitores a compreenderem os conteúdos abordados nas publicações e a lerem com maior criticidade

Paulo Rodrigues
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

O editorial é importante tanto para o jornal quanto para o leitor. É o gênero que informa a opinião do veículo sobre assuntos de destaque e ajuda o leitor a perceber a objetividade na cobertura jornalística da publicação. No livro Jornalismo Opinativo: Filosofia e Técnica (1980), Luiz Beltrão afirma que o editorial é a interação entre a instituição e o leitor mesmo que não presumida, aparentemente, no texto.

É a partir da publicação do editorial que o leitor pode averiguar a cobertura realizada pelo jornal, como defende o professor de jornalismo Josenildo Luiz Guerra, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no artigo Transparência Editorial: a Credibilidade Jornalística à Luz dos Sistemas de Gestão de Qualidade. Ademais, Guerra afirma que não há ações contundentes da mídia para expor compromissos e métodos de trabalho, abrindo-se ao escrutínio público.

Sem editoral, não dá para conhecer o posicionamento do jornal

Emanoel Barbosa de Sousa, professor de letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), reforça a posição de que o editorial é importante para o jornal no artigo Gêneros e Propósitos Comunicativos: uma Análise de Editoriais de Jornal. O gênero é parte da identidade da publicação.

Mesmo assim, seja por falta de interesse ou por não querer se comprometer ao opinar, nem todos os jornais publicam o editorial, como é o caso do Diário do Norte do Paraná. O jornal de maior circulação de Maringá não tem editorial na seção opinativa, dificultando ao leitor compreender o posicionamento do Diário sobre os assuntos que aborda.

Foto: Paulo Rodrigues

Foto: Paulo Rodrigues

Em contrapartida, jornais como a Folha de S.Paulo, que publicam e dão destaque aos editoriais, contribuem para que os leitores analisem se foram respeitados os princípios do jornalismo durante a cobertura do dia. Essas publicações colocam como importante valor a credibilidade que os leitores lhes atribuem.

É importante, pois, que os jornais busquem transparência sobre os métodos e as abordagens utilizados no dia a dia. O editorial é importante, mas também apenas parte de um processo maior. O Diário do Norte do Paraná tem a obrigação de ser transparente com os leitores. E também tem a obrigação de reafirmar o compromisso com o bom jornalismo, começando pelo editorial.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.872 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Aprendiz de jornalista e de gente grande.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

junho 2015
S T Q Q S S D
« mai   ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

galeria de fotos

Mario Quintana Cazuza Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.