Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Saúde | Edição #419 - 29/06/2015

Doação de sangue mantém hospitais funcionando

Pessoas saudáveis entre 16 e 69 anos, com mais de 50 kg podem se candidatar nos hemocentros para serem doadores

Thainara Cruz
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Doador ajudando a recompor o estoque nos bancos de sangue (Imagem: Tiago Cruz)

Doador ajudando a recompor o estoque nos bancos de sangue (Imagem: Tiago Cruz)

A doação de sangue é um processo fundamental para o funcionamento de hospitais e centros de saúde. Basta retirar aproximadamente 450 ml de sangue para estar ajudando essas instituições a salvar uma ou mais vidas. Do ponto de vista técnico, para esse procedimento é necessário pesar acima de 50 kg e ter no mínimo 16 e no máximo 69 anos. Porém, mais do que a condição física, a iniciativa exige do doador sentimento de solidariedade em relação ao próximo.

A auxiliar administrativa Horrana Gonçalves Nascimento, 22, sabe o que é isso. Ela tomou a  iniciativa de ser doadora a partir das campanhas que viu na televisão e nas ruas, mostrando o quanto doar sangue é importante e pode ajudar a salvar vidas. “A sensação que sinto [como doadora] é de alívio e conforto”, afirmou.

Para ser um doador o procedimento é simples. Deve-se procurar o hemocentro e apresentar documento oficial com foto. Lá, serão realizados exames que consistem na passagem pela triagem clínica hematológica, verificando todos os sinais digitais da pessoa, como batimentos cardíacos, pressão, peso, altura e pulso.

Segundo a assistente social do Hemocentro Regional de Maringá, Tereza Maria Pauliqui Teluso, 53, a triagem clínica tem dois objetivos. O primeiro é proteger a saúde do doador, verificando doenças que ele já teve e se está bem de saúde, para que futuramente não tenha nenhuma complicação. Já o segundo objetivo envolve questionamentos relacionados à vida sexual do doador, para a segurança do receptor.

O que me motivou a doar sangue foram as campanhas na televisão e nas ruas

Ao fim desse processo, o doador vai para a coleta de sangue, que dura em média 15 minutos. Após isso, o material coletado segue para o laboratório de processamento, onde o sangue vai ser separado em três hemocomponentes: as hemácias, plasma e as plaquetas, que podem ser usados em diferentes pacientes.

Segundo a professora de hematologia do curso de Biomedicina do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), Jéssica Zirondi, 27, o doador não vai ter nenhum efeito colateral. O que pode acontecer, raramente, é queda de pressão.

A médica hematologista do Hemocentro Tatiana Takahashi Riga, 41, explicou como é realizada a transfusão. “O médico faz a solicitação do tipo sanguíneo especifico para o banco de sangue, onde vai ser analisada a amostra e visto qual é a compatibilidade. E então, é encaminhado para o paciente”, afirmou. Ela disse que alguns dos casos que mais precisam de doações são de pessoas que sofrem acidente, que têm anemia, câncer e doenças crônicas.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.117 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Bem humorada, mas não quero ser amiguinha de fonte

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

junho 2015
S T Q Q S S D
« mai   ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

galeria de fotos

Mario Quintana George Carlin Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.