


É preciso considerar quando a cirurgia plástica é recomendável à elevação da autoestima, ocasionando satisfação pessoal
Bruna Gabriel
Bruna Gabriel
Foto: Bruna Gabriel
Não é todo mundo que concorda, mas adotar cirurgia plástica em alguns casos pode, sim, elevar a autoestima do indivíduo. Mulheres e homens não hesitam seguir esse caminho. Buscam novos métodos para corrigir imperfeições do corpo e consequentemente sentir-se bem. Além do valor estético, as cirurgias podem devolver a personalidade e identidade perdidas em casos crônicos. O método pode oferecer benefícios à saúde, tanto psíquica quanto físicamente.
Estar bem com o próprio corpo irá refletir no comportamento de cada um. O psicanalista Sigmund Freud (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. XVI. Rio de Janeiro, 1976) diz que, o eu não corresponde àquilo que o sujeito pensa sobre si ou como ele se avalia, mas está associado a uma série de outros processos, inclusive inconscientes. Para Denise Portinari (A invasão dos belos corpos: corpo, técnica e fantasia na cena contemporânea. Psicologia Clínica, edição 2000) por meio do encaixe social, o indivíduo modifica o comportamento e valoriza aspectos corporais.
Em 2013, o Brasil foi
responsável por 1,49 milhão
de cirurgias plásticas
A influência exercida pela mídia da busca do corpo ideal é refletida na procura por cirurgias. Em 2013, o Brasil foi responsável por 1,49 milhão de cirurgias plásticas , de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), aumento de 120% em relação aos anos anteriores. As pessoas buscam um padrão de beleza que nem sempre é problema, mas uma satisfação pessoal.
Querer ficar bonito e corrigir imperfeições faz parte da natureza humana. A construção de uma imagem é a busca incessante pelo belo, que eleva a autoestima, melhora convívio social, o comportamento e a satisfação. Os métodos utilizados para cirurgias são seguros, e, para isso conforme a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é necessária a avaliação e investigação do paciente, desde histórico de doenças, alergias até situações de risco.
É indispensável sentir-se renovado e rejuvenescido, melhora o humor e garante satisfação. A cirurgia plástica é um método alternativo que proporciona bem-estar a quem se submete ao procedimento. Não importa se dizem que é vaidade ou exagero, pois realizar uma mudança drástica no corpo é decisão pessoal, cuide-se, sinta-se bonito (a), não busque perfeição, e sim busque melhorias.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.
Ótimo artigo. Na minha opinião as pessoas buscam mais a aprovação de outras pessoas sobre seu corpo e seu visual do que elas próprias. Elas devem ser felizes do jeito que são e quem realmente se importa com elas gostará delas dessa maneira.