Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #414 - 25/05/2015

Rui é o contador de histórias do Vitória

Aposentado, de 81 anos, é bem humorado e gosta de contar histórias que viveu, de professor a político

Lucas Schimmack
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

Rui Gimenes já teve muito trabalho, muito mesmo. O aposentado, de mais de 80 anos, desfruta das alegrias de poder se preocupar somente com o resultado da loteria. Sorridente, relembra histórias que viveu. Desde professor a político e relações públicas, viajou e mudou-se de cidade várias vezes até chegar ao Jardim Vitória, zona norte de Maringá, há 26 anos.

De tanto viajar pelo país,Seo Rui também viaja em livros

De tanto viajar pelo país,Seo Rui também viaja em livros (Foto:Lucas Schimmack)

“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.” Foi repetindo a frase de Theodore Roosevelt que Seo Rui recebeu a equipe do Jornal Matéria Prima em casa. Uma frase que diz carregar para a vida.

Começou como professor primário em Presidente Prudente (SP), em 1955. Um ano depois foi para Pontal do Paranapanema (SP) para lecionar, mas logo voltou para o Estado de São Paulo para poder jogar futebol e continuar como professor. Na escola em que dava aula, ele fazia parte da fanfarra tocando um tipo de corneta. “Todo 7 de Setembro tinha aquelas competições de ginásio tal contra o outro, e o diretor me deu uma corneta para eu treinar”, conta.

Como jogava futebol, Rui Gimenes foi convidado para ajudar a formar um time em Terra Rica (134 km de Maringá),  função que recusou a princípio por não ter outra atividade profissional. Então foi-lhe oferecido para ser inspetor de ensino da prefeitura.

Após alguns anos em Terra Rica, foi levado a candidatar-se vereador da cidade. No começo não queria ser eleito, mas como tinha amizade com pais de alunos das escolas da região e com professores, tornou-se político. “Quando eu chegava nas reuniões de pais, começava a fazer graça e conquistei o pessoal.” Seo Rui conta que abandonou a política em 1976, ano em que mudou-se para Sinop (MT) para ser relações públicas de uma processadora de mandioca.

O Rui é sempre desse jeito, sorridente e brincalhão,
e lê o dia inteiro

Gimenes não fez tudo isso sozinho. A mulher dele,  Maria Luiza, 75, está ao lado dele há quase 40 anos e viajou com Seo Rui pelo país. Ela rasga elogios ao marido, “O Rui é sempre desse jeito, sorridente e brincalhão, lê o dia inteiro. Até pensei que ele estava lendo alto enquanto conversava com você”, diz, referindo-se à conversa do marido com o repórter.

Sobre a relação de seo Rui com os filhos vindos do primeiro casamento dela, Maria Luiza é só elogios. “Todos os meus filhos [3] tratam ele como pai, nunca reclamaram dele.”

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.839 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Fã de esportes, árbitro de sofá convicto de certeza

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2015
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

galeria de fotos

Mark Twain Mario Quintana Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.