


Aposentado, de 81 anos, é bem humorado e gosta de contar histórias que viveu, de professor a político
Lucas Schimmack
Aluno de Jornalismo
Rui Gimenes já teve muito trabalho, muito mesmo. O aposentado, de mais de 80 anos, desfruta das alegrias de poder se preocupar somente com o resultado da loteria. Sorridente, relembra histórias que viveu. Desde professor a político e relações públicas, viajou e mudou-se de cidade várias vezes até chegar ao Jardim Vitória, zona norte de Maringá, há 26 anos.
“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.” Foi repetindo a frase de Theodore Roosevelt que Seo Rui recebeu a equipe do Jornal Matéria Prima em casa. Uma frase que diz carregar para a vida.
Começou como professor primário em Presidente Prudente (SP), em 1955. Um ano depois foi para Pontal do Paranapanema (SP) para lecionar, mas logo voltou para o Estado de São Paulo para poder jogar futebol e continuar como professor. Na escola em que dava aula, ele fazia parte da fanfarra tocando um tipo de corneta. “Todo 7 de Setembro tinha aquelas competições de ginásio tal contra o outro, e o diretor me deu uma corneta para eu treinar”, conta.
Como jogava futebol, Rui Gimenes foi convidado para ajudar a formar um time em Terra Rica (134 km de Maringá), função que recusou a princípio por não ter outra atividade profissional. Então foi-lhe oferecido para ser inspetor de ensino da prefeitura.
Após alguns anos em Terra Rica, foi levado a candidatar-se vereador da cidade. No começo não queria ser eleito, mas como tinha amizade com pais de alunos das escolas da região e com professores, tornou-se político. “Quando eu chegava nas reuniões de pais, começava a fazer graça e conquistei o pessoal.” Seo Rui conta que abandonou a política em 1976, ano em que mudou-se para Sinop (MT) para ser relações públicas de uma processadora de mandioca.
O Rui é sempre desse jeito, sorridente e brincalhão,
e lê o dia inteiro
Gimenes não fez tudo isso sozinho. A mulher dele, Maria Luiza, 75, está ao lado dele há quase 40 anos e viajou com Seo Rui pelo país. Ela rasga elogios ao marido, “O Rui é sempre desse jeito, sorridente e brincalhão, lê o dia inteiro. Até pensei que ele estava lendo alto enquanto conversava com você”, diz, referindo-se à conversa do marido com o repórter.
Sobre a relação de seo Rui com os filhos vindos do primeiro casamento dela, Maria Luiza é só elogios. “Todos os meus filhos [3] tratam ele como pai, nunca reclamaram dele.”
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.