Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Tecnologia | Edição #411 - 04/05/2015

Prefeitura moderniza a comunicação pelo Facebook

Administração usa rede social para interagir com cidadãos; linguagem e cards de humor são o diferencial, diz prefeitura

Ana Carolina Prado
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

A Prefeitura de Maringá vem desempenhando boa comunicação com a sociedade nos últimos anos. Essa proximidade cresce por conta da maneira interativa de se comunicar por meio das redes sociais. A página da prefeitura no Facebook já conquistou quase 30 mil curtidas e é uma versão resumida e descontraída do site da cidade (www.maringa.pr.gov.br), utilizado para publicar ações e acontecimentos relacionados ao município. “Basicamente trabalhamos [no Facebook] as mesmas pautas que sugerimos para a imprensa local, mas de forma descontraída, com linguagem adaptada

Página no Facebook tem quase 30 mil acessos

Página no Facebook tem quase 30 mil acessos (Reprodução: facebook.com/prefeiturademaringa)

para as redes sociais”, afirma Thais Pismel, gerente de Jornalismo da Secretaria Municipal de Comunicação. O que muda, segundo ela, é a linguagem mais chamativa e os cards de humor, utilizados para prender a atenção do público.

A página, desenvolvida pela equipe da Secretaria de Comunicação, aborda assuntos relevantes, veiculados de maneira criativa e responsável. Utilizar o entretenimento para chamar a atenção do público permite que a página seja amplamente acessada. Também exige muito cuidado do profissional de mídias sociais, para que não haja exagero e vulgaridade, que podem gerar a reprovação de quem lê.

O conteúdo da página, que pode ser considerado um “porta-voz” da prefeitura, é inspirado nas publicações da fanpage da Prefeitura de Curitiba. Lá, a administração também utiliza o entretenimento para se comunicar nas redes sociais. A diferença é que aqui as postagens mantém o caráter regional, procurando o que é mais interessante para o público maringaense. Thais diz acreditar que “a originalidade está no fato de que cada cidade possui suas próprias características. Nosso desafio diário é mostrar as nossas. Maringá como uma cidade jovem, com alta qualidade de vida, progressista”.

Nosso desafio diário é mostrar nossas próprias características

O estudante de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Felipe Pinheiro, 23, curte a página no Facebook desde que se mudou para Maringá, em 2014, e compara a fanpage maringaense com a de sua cidade natal, Ourinhos (SP). “Na minha cidade existe uma página com algumas informações de ações da prefeitura, mas não é muito atualizada.” Felipe também acessa a fanpage da Prefeitura de Curitiba e percebe grande semelhança com a página maringaense. Para ele, o que diferencia a página de Maringá da curitibana é que aqui, o conteúdo é mais informativo, enquanto lá, o foco maior é o entretenimento.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.898 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Curiosa de plantão. Com um pé sempre atrás e a mente sempre à frente.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2015
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

galeria de fotos

Mario Quintana Mark Twain Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.