


Administração usa rede social para interagir com cidadãos; linguagem e cards de humor são o diferencial, diz prefeitura
Ana Carolina Prado
Aluna de Jornalismo
A Prefeitura de Maringá vem desempenhando boa comunicação com a sociedade nos últimos anos. Essa proximidade cresce por conta da maneira interativa de se comunicar por meio das redes sociais. A página da prefeitura no Facebook já conquistou quase 30 mil curtidas e é uma versão resumida e descontraída do site da cidade (www.maringa.pr.gov.br), utilizado para publicar ações e acontecimentos relacionados ao município. “Basicamente trabalhamos [no Facebook] as mesmas pautas que sugerimos para a imprensa local, mas de forma descontraída, com linguagem adaptada
Página no Facebook tem quase 30 mil acessos (Reprodução: facebook.com/prefeiturademaringa)
para as redes sociais”, afirma Thais Pismel, gerente de Jornalismo da Secretaria Municipal de Comunicação. O que muda, segundo ela, é a linguagem mais chamativa e os cards de humor, utilizados para prender a atenção do público.
A página, desenvolvida pela equipe da Secretaria de Comunicação, aborda assuntos relevantes, veiculados de maneira criativa e responsável. Utilizar o entretenimento para chamar a atenção do público permite que a página seja amplamente acessada. Também exige muito cuidado do profissional de mídias sociais, para que não haja exagero e vulgaridade, que podem gerar a reprovação de quem lê.
O conteúdo da página, que pode ser considerado um “porta-voz” da prefeitura, é inspirado nas publicações da fanpage da Prefeitura de Curitiba. Lá, a administração também utiliza o entretenimento para se comunicar nas redes sociais. A diferença é que aqui as postagens mantém o caráter regional, procurando o que é mais interessante para o público maringaense. Thais diz acreditar que “a originalidade está no fato de que cada cidade possui suas próprias características. Nosso desafio diário é mostrar as nossas. Maringá como uma cidade jovem, com alta qualidade de vida, progressista”.
Nosso desafio diário é mostrar nossas próprias características
O estudante de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Felipe Pinheiro, 23, curte a página no Facebook desde que se mudou para Maringá, em 2014, e compara a fanpage maringaense com a de sua cidade natal, Ourinhos (SP). “Na minha cidade existe uma página com algumas informações de ações da prefeitura, mas não é muito atualizada.” Felipe também acessa a fanpage da Prefeitura de Curitiba e percebe grande semelhança com a página maringaense. Para ele, o que diferencia a página de Maringá da curitibana é que aqui, o conteúdo é mais informativo, enquanto lá, o foco maior é o entretenimento.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.