Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #412 - 11/05/2015

Emoção também deve ser colocada em pauta

Para contar uma história, os futuros jornalistas devem primeiramente envolver-se; empregar, acima de tudo, esforço

Mércia Toloni
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Imagem: Montagem sobre reprodução

Imagem: Montagem sobre reprodução

O Jornal Matéria Prima ( JPM), laboratório de notícias dos alunos do segundo ano do curso de jornalismo da Unicesumar – Centro Universitário Cesumar, cumpre há 16 anos duas nobre funções. A cada semana, os futuros jornalistas não só produzem reportagens sobre os mais variados temas, como saúde, esporte , lazer , tecnologia, critica de mídia entre outros. É também no JMP que a maioria deles inicia o relacionamento direto com a profissão escolhida e com aqueles que serão seus interlocutores permanentes: os leitores.

Como jornal-laboratório, o JMP deve ensinar o aluno a enfrentar as dificuldades do dia a dia atuando como repórter, no contato direto com as fontes e na apuração das informações. Mas também quer ser espaço para o registro de boas histórias, que ficam ainda mais gostosas quando bem contadas. Porém, alguns acabam “fugindo” de uma condição inerente à prática nos laboratórios estudantis que, em tese, não deveriam ter a preocupação com o hardnews: a criatividade ao escrever.  A forma de buscar uma história e encontrar novos personagens e escrever faz toda diferença na reportagem do JMP, independentemente de o texto ser opinativo ou informativo.  É necessário treinar aqui o que, talvez, seja nosso grande aliado no futuro profissional: a emoção.

Parafraseando o jornalista pernambucano Moacir Assunção “o Brasil tem um milhão de histórias que merecem ser contadas”. Assunção, que já foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo e hoje é professor do curso de Comunicação Social do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), de São Paulo, sabe o que é contar uma história. Ele é autor de diversos livros-reportagens sobre personagens e conflitos históricos, como Luiz Carlos Prestes – Um Revolucionário Brasileiro e Os Homens Que Mataram o Facínora – A História dos Grandes Inimigos de Lampião.

A maneira como se escreve é o que prende o leitor e o faz  prosseguir na reportagem do início ao fim. O que talvez possa parecer uma história boba, sem atrativos, pode ser escrita de tal maneira que a torne incrível e digna não só de ser contada, mas principalmente de ser lida e até mesmo vivida.

A maneira como se escreve é o que prende o leitor e o faz  prosseguir  do início ao fim

Na 410 ª edição do JMP nos deparamos com várias reportagens de diferentes temas. Com poucas exceções, a maioria foi escrita sem emoção, o que leva a crer que muitos escreveram apenas por obrigação, sem se dar conta que o JMP é o que nos prepara para o futuro exercício profissional. O que muitos duvidam, mas já foi provado, é que, assim como qualquer publicação, temos nossos leitores cativos, e não são somente alunos dos outros anos do curso ou familiares. Por isso a dedicação é indispensável.

Para contar uma história, os futuros jornalistas devem primeiramente envolver-se; empregar, acima de tudo, esforço. E histórias boas não faltam. Não custa lembrar que assuntos nós temos, o que vai fazer a diferença é a maneira como vamos escrevê-los. Do contrário, podemos acabar como previu Samuel Johnson: “O que é escrito ser esforço em geral é lido sem prazer”.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.838 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Inquieta e distraída, na busca por um lugar no jornalismo

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2015
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

galeria de fotos

Chico Buarque Mark Twain George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.