Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #409 - 09/12/2014

Palavras de infelicidade para quem tem saudade

O vazio surge em meio ao fim, é o pesar de quem termina uma jornada e deixa livre mais um lugar no amável JMP

Bruna Tamires
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Bruna Tamires (Foto: Talita Trento)

Bruna Tamires (Foto: Talita Trento)

Querido leitor,

Não sou muito adepta de despedidas. Protelo, sempre que posso, o último abraço e as últimas palavras e guardo com alguma cólera as lágrimas que, silenciosamente, pedem para escorrer. Sentada em frente ao teclado deixo meus dedos trabalharem sozinhos, apenas decifrando a melancolia do adeus. Como se saíssem de um piano, fecho os olhos e sinto as notas gramaticais flutuando ao meu redor.

Na roda musical cada contador revela sua história. Umas estão cheias de dor, outras cheias de amor. Há até as que tenham raiva. Algumas nos fazer rir e outras apertam o coração. O ritmo das notas gramaticais desenha o rosto desconhecido e dão forma ao menino que, com lápis na mão, esbanja a alegria inocente de quem acaba de descobrir um novo fascínio.

Prontamente, o fim se aproxima. Com receio de continuar caminhando, decido olhar para os dias que já passaram e tomar notas do extenso aprendizado que fomentei. O primeiro parece frívolo, mas é necessário segui-lo: cuidado com as perninhas. O segundo é um pouco mais intenso e exige uma descomunal atenção: “coisa”, não é o que você imagina que seja. O terceiro, quarto, quinto e bilionésimo primeiro falam sobre o mesmo assunto: apaixone-se. Permita viver as palavras, escute-as, anote-as e anote mais uma vez se achar que pode esquecer. Libere-se para sentir o prazer de ouvir e contar.

É como ter crescido 12 centímetros em um ano e não saber descrever essa euforia

E escrevendo sobre prazer, permito-me mais algumas linhas antes das últimas palavras. O café que oferecem é sempre delicioso, a história é sempre incrível e, acima de todo o deleite, está o inestimável e inquestionável júbilo de dar voz a quem muito tem para falar e poucos têm para ouvir. Essa é realmente a maior entre as maiores satisfações.

Eu imaginei que esse dia iria chegar. Ficava materializando as últimas linhas e agora que, finalmente, as escrevo parecem tolas perante os momentos vividos. É como ter crescido 12 centímetros em um ano e em cada um ter gozado da mesma sensação e não saber descrever essa euforia. É como querer ler um livro que ainda não terminou de ser escrito. Como querer voltar no começo do que já acabou.

Sei que preciso parar de procrastinar esse momento e permitir que novas pessoas ocupem meu lugar. Prometo não demorar ainda mais na despedida. Como amiga, preciso precaver quem está por vir. Acalmem-se e aproveitem todas as notas gramaticais que forem escritas. Guardem as partituras originais, para que, no fim, no dia de sua despedida, você possa relê-las e tocá-las pela última vez.

Com a inconfundível saudade do que ficou e o receio do que está por vir, deixo aqui as minhas últimas palavras.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

31.917 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Enamorada da literatura. Curiosa como deve ser. As palavras são fuga e encontro.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov   abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

galeria de fotos

Cazuza George Carlin Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.