


Querido futuro repórter do Jornal Matéria Prima, não use essa palavra, você entenderá em breve o porquê
Raphaela Kimberly
Aluna de Jornalismo
Raphaela Kimberly (Foto: Wesley Bischoff)
Já sabíamos que ia acabar. Estava previsto que o fim do ano chegaria num piscar de olhos e chegou. É inevitável que eu vá sentir falta dessa correria. Reclamei. E muito. Mas aprendi. Fui a fundo. Cada casa que entrei, cada história que conheci, cada pessoa que entrevistei, um aprendizado a mais. Dizem que ser jornalista é fácil, mas mal sabe as barreiras que encontramos desde o inicio.
No fim do ano passado, li os textos da última edição, sim, como esse que estou escrevendo hoje. E senti quase o mesmo frio na barriga que estou sentindo agora, mas com a diferença de que hoje tenho a certeza de ter dado o meu melhor e que posso orientar os que estão chegando.
Ei, você vai pensar em desistir várias vezes, principalmente quando a fonte ou o entrevistado desmarcar na última hora, quando não tiver um título ou uma foto, quando não gostar daquilo que está escrevendo. Mas lembre-se que nada é mais gratificante do que ver seu texto publicado na semana seguinte, com seu nome logo abaixo da linha fina.
A cada dificuldade, minha certeza aumentava. Sim, eu escolhi a profissão certa
Sem contar que você terá uma editora fantástica, que vai te ajudar a nunca desistir e se apaixonar pelo jornalismo, a cada texto corrigido. Ela como profissional, tem dicas maravilhosas para te ensinar, por isso não se esqueça de mandar um e-mail cobrando, sempre que quiser, cobrando. [risos] Não podia deixar de falar, do significado da ‘coisa’, querido futuro repórter do JMP, não usem ´coisa´, vocês entenderão em breve o porquê.
Foi um ano intenso e de muito aprendizado a cada bairro visitado, cada reportagem pesquisada e assunto escolhido. Mas valeu a pena. E não foi só pela experiência adquirida não. Foi porque a cada dificuldade, minha certeza aumentava. Sim, eu escolhi a profissão certa!
E a você que está chegando agora, faz um favor? Cuida do JMP, aproveita tudo que o jornal tem a te oferecer. Vá a fundo, sem medo. Erre quantas vezes for necessário, mas arrisque. Boa sorte.
Determinada, corajosa e autoconfiante. Como todos, busca o sucesso, mas com humildade e recato.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.