Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #409 - 09/12/2014

De tudo que aprendi, a proibição “coisa” marcou

Querido futuro repórter do Jornal Matéria Prima, não use essa palavra, você entenderá em breve o porquê

Raphaela Kimberly
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Raphaela Kimberly (Foto: Wesley Bischoff)

Raphaela Kimberly (Foto: Wesley Bischoff)

Já sabíamos que ia acabar. Estava previsto que o fim do ano chegaria num piscar de olhos e chegou. É inevitável que eu vá sentir falta dessa correria. Reclamei. E muito. Mas aprendi. Fui a fundo. Cada casa que entrei, cada história que conheci, cada pessoa que entrevistei, um aprendizado a mais. Dizem que ser jornalista é fácil, mas mal sabe as barreiras que encontramos desde o inicio.

No fim do ano passado, li os textos da última edição, sim, como esse que estou escrevendo hoje.  E senti quase o mesmo frio na barriga que estou sentindo agora, mas com a diferença de que hoje tenho a certeza de ter dado o meu melhor e que posso orientar os que estão chegando.

Ei, você vai pensar em desistir várias vezes, principalmente quando a fonte ou o entrevistado desmarcar na última hora, quando não tiver um título ou uma foto, quando não gostar daquilo que está escrevendo. Mas lembre-se que nada é mais gratificante do que ver seu texto publicado na semana seguinte, com seu nome logo abaixo da linha fina.

A cada dificuldade, minha certeza aumentava. Sim, eu escolhi a profissão certa

Sem contar que você terá uma editora fantástica, que vai te ajudar a nunca desistir e se apaixonar pelo jornalismo, a cada texto corrigido. Ela como profissional, tem dicas maravilhosas para te ensinar, por isso não se esqueça de mandar um e-mail cobrando, sempre que quiser, cobrando. [risos] Não podia deixar de falar, do significado da ‘coisa’, querido futuro repórter do JMP, não usem ´coisa´, vocês entenderão em breve o porquê.

Foi um ano intenso e de muito aprendizado a cada bairro visitado, cada reportagem pesquisada e assunto escolhido. Mas valeu a pena. E não foi só pela experiência adquirida não. Foi porque a cada dificuldade, minha certeza aumentava. Sim, eu escolhi a profissão certa!

E a você que está chegando agora, faz um favor? Cuida do JMP, aproveita tudo que o jornal tem a te oferecer. Vá a fundo, sem medo. Erre quantas vezes for necessário, mas arrisque. Boa sorte.

 

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.898 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Determinada, corajosa e autoconfiante. Como todos, busca o sucesso, mas com humildade e recato.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov   abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

galeria de fotos

Chico Buarque Mario Quintana Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.