Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #407 - 13/11/2014

Poeta caminha na trilha de Bernardes

Patrícia Poeta deixou a bancada do Jornal Nacional e como Fátima Bernardes passará a dedicar-se ao entretenimento

Ana Paula Candelório
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Com o avanço das tecnologias, muito vem se discutindo sobre o envolvimento de programas que se dizem jornalísticos com reportagens voltadas ao entretenimento. Conquanto, nos últimos anos, alguns jornalistas da Rede Globo vêm trcando as notícias por programas de entretenimento e reality shows. Em 2012, o jornalista esportivo Tiago Leifert deixou o palco do programa Globo Esporte e começou a apresentar o show de talentos The Voice Brasil. No mesmo ano, a maior surpresa veio por parte de Fátima Bernardes, que deixou a bancada do Jornal Nacional (JN) e passou a comandar o programa matinal Encontro com Fátima Bernardes.

Com essas trocas de funções, parece que o desejo de “fugir da realidade” e ocupar-se mais com diversão, não é vontade só do público. Como cita o jornalista peruano Mario Vargas Lhosa, no livro “A Civilização do Espetáculo”, a sociedade vive um momento em que “em primeiro lugar da tabela vigente é ocupado pelo entretenimento, onde divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal”.

No último dia 31, Patrícia Poeta que há três anos assumiu a apresentação  do JN, deixou a bancada do telejornal, tirou o blazer e vestiu-se de forma mais descontraída para seguir (novamente) os passos de Fátima Bernardes e dedicar-se ao entretenimento. Ao lado de William Bonner está agora a jornalista Renata Vasconcellos, que já havia substituído Poeta no programa jornalístico dominical  Fantástico.

O desejo de ocupar-se mais com diversão não é vontade só do público

O que precisa ser discutido é que até que ponto essas “trocas” entre  jornalismo e entretenimento podem favorecer o público. Programas de diversão, embora vez ou outra comentem notícias jornalísticas, apresentam linguagem e cenário pouco formal. O s apresentadores são mais descontraídos e  tratam a informação de maneira light. Nesse aspecto , o telespectador que acompanha o jornalista “longa data”, passa a enxergá-lo como símbolo de credibilidade e às vezes, pode levar ao pé da letra as brincadeirinhas que o jornalista venha a fazer no novo programa.

Em artigo publicado no site Observatório da Imprensa, a jornalista Paula Roberta Santana Rocha afirma que   “é cada vez mais notável a diluição das fronteiras entre o jornalismo e o entretenimento”.

De tudo isso, a impressão que fica é que os “desencontros” das jornalistas da Globo com o jornalismo tem início na bancada do Jornal Nacional. Só resta saber se daqui a três anos Renata Vasconcellos também não vá querer trocar o jornalismo pela “fama” e pelos comerciais de salsichas.

Bonner e Patrícia Poeta dão boas vindas à Renata Vasconcellos (Imagem/Reprodução Rede Globo)

Bonner e Patrícia Poeta dão boas vindas à Renata Vasconcellos (Imagem/Reprodução Rede Globo)

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.498 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Apaixonada por boas histórias, está sempre buscando um modo de ouvi-las e contá-las. A cada dia, descobre no jornalismo seus princípios, meios e fins.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

galeria de fotos

Mark Twain Chico Buarque Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.