Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #404 - 23/10/2014

Textos do JMP: falta opinião e interação

Todas as semanas os alunos têm a oportunidade de apontar e criticar falhas nas produções, porém não é o que acontece

Maria Isabel Corrêa
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
(Fotomontagem: Maria Isabel Corrêa)

(Fotomontagem: Maria Isabel Corrêa)

Nas últimas edições do Jornal Matéria Prima, os textos dos ombudsman apresentaram temas sobre o desempenho dos alunos de jornalismo na prática do jornal-laboratório. Segundo o artigo publicado na edição n°400, “Para representar é necessário criticar”, dos 11 artigos publicados até aquela edição, cinco deles não criticam nada. Porém, nem sempre a crítica em textos opinativos é tarefa fácil, pois ainda existe certo receio dos estudantes em expressar a própria opinião.

A partir do site Observatório da Imprensa, o professor-doutor em ciências da comunicação Pedro Celso Campos explica que existem várias maneiras de opinar, e que na maioria das vezes o leitor comum nem compreende ou percebe a forma que o repórter impõe a própria opinião. E cita o autor Nilson Lage (2001), que diz que “quem escreve a crítica sobre uma nova peça de teatro ou a reportagem sobre um ator cômico deve ter compromissos com o teatro, não com a peça em si ou com aquele ator em particular”.

Pedro Campos prossegue citando que podemos encontrar marcas da opinião de quem escreve nas próprias editoriais, nas colunas, nas crônicas, nos artigos, nas cartas dos leitores e, também, no modo de apresentar a reportagem, no corte de uma foto, no destaque escolhido para cada parte do texto, afinal, emitem-se opiniões de mil e uma maneiras. Com base nos argumentos acima, pode-se notar como os textos do jornal-laboratório ainda precisam reforçar essas características, para que a teoria se aplique à prática, tornando os argumentos em peças importantes quando o assunto é opinião.

As críticas são oportunas para o crescimento e desenvolvimento de cada aluno no decorrer do curso

No livro Jornalismo Opinativo (2003), José Marques de Melo destaca que no Brasil ainda persiste o emprego da palavra “crítica” para significar as unidades jornalísticas que cumprem essa função, e crítico para designar quem as elabora. Porém, essa situação, na opinião de Marques de Melo, decorre não apenas do fato que os intelectuais continuaram a fazer “exercícios críticos estruturados, segundo os padrões da análise acadêmica em contraposição àqueles que permaneceram nos meios de comunicação coletiva”.  Nós, alunos de jornalismo, sabemos o quão difícil é criticar e expor a opinião frente aos textos dos colegas, mas sabemos também que é por meio da prática que se consegue aprimorar a função.

Em entrevista ao site Negócios da Comunicação, o colunista Janio de Freitas, há mais de 30 anos na Folha de S. Paulo, conta que não é do tipo de “pessoas que acham que jornal não pode ter uma posição política definida. Jornal é uma empresa privada. Tem direito de escolher a linha que queira. Não há nenhum impedimento para que um jornal assuma uma determinada posição em face de alguma coisa. Pode, inclusive, fazer isso jornalisticamente”.

Dessa forma, notamos que muitos dos alunos do JMP ainda não exercem essa prática. Mas, a verdade é que existem somente dois motivos para que ainda não se sintam seguros para criticar textos alheios. Um deles é a ausência de pesquisa e argumentos, e o outro é a falta de interação dos alunos uns com os outros. Porém, muitos se esquecem que as críticas são oportunas para o crescimento e desenvolvimento de cada aluno no decorrer do curso.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.065 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Conversadeira, ama ouvir histórias e contá-las. Identifica-se com o jornalismo e é apaixonada pela família.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

galeria de fotos

Chico Buarque Cazuza Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.