Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #402 - 09/10/2014

Jardim Mandacaru é palco de estrela do futebol

Ex- jogador de campo e salão, Custódio André Neto começou a jogar numa escola do bairro onde antes era apenas um terreno

Daniela Parkuts
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Ao lado da mulher, Jacaré exibe com orgulho os prêmios que conquistou (Foto: Nailena Faian)

Ao lado da mulher, Jacaré exibe com orgulho os prêmios que conquistou (Foto: Nailena Faian)

Quando se fala no Jardim Mandacaru, região norte de Maringá, logo se pensa em um lugar movimentado, com comércio, muitas pessoas e trânsito agitado. Mas o que não se sabe é que há aproximadamente 50 anos, o bairro foi palco de uma estrela do futebol maringaense. Custódio André Neto, 65, é morador do Mandacaru e explica que foi o autor do primeiro gol no Ginásio Chico Neto, em Maringá.

A história dele gira em torno do futebol de campo e de salão e até rendeu um documentário, que retrata os 50 anos do futsal em Maringá, denominado “Histórias que a bola pesada contou”, produzido pelo jornalista Antonio Roberto de Paula. Além disso, um livro em que Custódio é o personagem principal, também está sendo produzido por Antônio Roberto de Paula e Claudio Viola.

Antigamente os jogadores não tinham remuneração, jogavam por amor ao futsal e hoje são profissionais que sobrevivem desse esporte

Custódio, concluído pelo apelido de “Jacaré”, explica que em toda a carreira, somando 50 anos no futsal e futebol maringaense, fez mais gols que Pelé, chegando a aproximadamente dois mil. Começou a jogar futebol, onde hoje é o Colégio Estadual Presidente Kennedy, localizado no bairro. Era um campo de futebol e lá, passava horas jogando com os amigos. Iniciou a carreira como jogador aos 15 anos de idade, disputando futsal amador em Maringá, onde passou a jogar por vários times.

Ao lembrar o fato que lhe marcou a vida, “Jacaré” explica como foi o primeiro gol no Chico Neto. “Era o dia da inauguração do ginásio, em 1976, que estreou com o jogo quadrangular entre as seleções de Curitiba, Maringá, Campo Mourão e Londrina e o time da casa venceu o Curitiba por 1 a 0.”

No total foram mais de 40 títulos e em meio a troféus e medalhas que conquistou, está uma placa em homenagem a ele, que recebeu do jogador de futsal Falcão, em 2011. Essa foi a última partida do craque pelo Santos, que ocorreu na reabertura do ginásio Chico Neto. “Não queria ir ao jogo naquele dia, fui porque meu irmão insistiu e não imaginava que ao chegar lá, me chamariam para receber do Falcão uma homenagem por ter feito o primeiro gol no ginásio. Fiquei emocionado, porque o futebol sempre esteve no meu sangue”, revela.

Eder Lima, 26,jogador de futsal da atualidade.Ele defende o Ciagym Maringá e  conta que começou a jogar bola desde criança.  “Meu pai era professor de uma escolinha, então isso acabou acontecendo de uma forma natural.” O jogador explica como é representar o time da cidade. “É sempre bom ter a torcida a nosso favor, mas jogar em Maringá, que é onde nasci e cresci, é diferente, pois tenho o apoio dos amigos e da família. Então, isso dá mais motivação para correr no jogo e brigar pela bola.”

De acordo com o técnico do Ciagym Maringá, Adolpho Amorim, 46, o futsal teve grande mudança nos últimos 25 anos na cidade, passando de um esporte amador a profissional. “Antigamente os jogadores não tinham remuneração, jogavam por amor ao futsal e hoje são profissionais que sobrevivem desse esporte”, afirma.

 

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.065 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Amo o novo, música, boas histórias, e jornalismo.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

galeria de fotos

Chico Buarque Cazuza Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.