Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Economia | Edição #400 - 18/09/2014

Queimam a mata, falta água e sobra seca

Cada torneira vazia nas áreas urbanas é reflexo da atuação ilegal de madeireiros na grande Floresta Amazônica

Patrícia Marques
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

O Brasil, apesar de ser o país que tem maior porcentagem de água potável no mundo, vive atualmente uma crise sem precedentes no sistema de abastecimento de água, que afetou diretamente a região Sudeste, em especial a cidade de São Paulo. Há cerca de um ano, o nível dos reservatórios que abastecem a cidade vem baixando em decorrência da instabilidade climática e principalmente da ausência de chuva. Segundo estudiosos, tais fatores estão diretamente ligados ao desmatamento incessante, crescente e ilegal da Floresta Amazônica, responsável por bombear umidade para a atmosfera e que, posteriormente, provoca chuva na região onde está localizada a metrópole.

 Que o desmatamento das florestas brasileiras, quer seja ilegal ou não, é um fator que contribui fortemente para a escassez de água nas áreas urbanas, todos nós podemos supor. A questão é que todos os recursos naturais, assim como tudo na vida, são finitos e, com a água não é diferente. Tanto a água subterrânea quanto à de superfície. Deste modo, é necessário que façamos um planejamento para utilizar tal recurso de maneira racionalizada, pensada estrategicamente para evitar a escassez.

 As mudanças climáticas são previsíveis e fazem parte do “calendário geológico” há centenas de milhões de anos e, embora não possam ser detidas, podem ter os efeitos amenizados graças a atitudes inteligentes do homem na utilização e otimização dos recursos naturais. Segundo Hermam Vargas, 56, geólogo, mestre em Engenharia de Produção (Gestão de Qualidade Ambiental), Engenheiro da Segurança e professor do curso de Engenharia Ambiental da Unicesumar – Centro Universitário Cesumar, o que acontece na Amazônia influi no mundo inteiro, porque o sistema/clima é um só. Ou seja, os gases resultantes do efeito estufa influem no Brasil, no Canadá, na Europa, no mundo todo.

Hermam diz ainda que a atitude mais simples para evitar problemas com o mau uso dos recursos, que levam a racionamentos, é respeitar a natureza e tudo o que o meio ambiente nos oferece. Para ele, a cidade de São Paulo não se preocupou em fazer, tanto em sua estrutura social quanto urbana,  a correta utilização dos recursos hídricos disponíveis. “O homem precisa aprender a planejar o uso dos recursos, aprender a pagar pelo uso e aprender a usar melhor cada um dos que a natureza oferece e cuidar de maneira organizada, para mantê-los ao nosso alcance pelo máximo de tempo possível”, explica.

O homem precisar aprender a planejar, pagar e utilizar melhor os recursos que a natureza oferece

O arquiteto urbanista, por exemplo, vai trabalhar critérios de utilização de crescimento da cidade, que privilegiem os recursos da natureza. O engenheiro vai aprender a construir mais com menos. O geólogo vai criar situações de conhecimento da natureza para que o engenheiro e o arquiteto utilizem no seu dia a dia.

Diante disso, para solucionar o problema da crise de racionamento de água é necessário conhecimento para planejar e adequar o ambiente urbano às atividades humanas e, sobretudo, conscientização. Os profissionais da área da arquitetura e urbanismo, engenharia e geologia devem trabalhar juntos a fim de proporcionar o equilíbrio e a boa utilização dos recursos hídricos. O fato é que, não podemos colocar a culpa da crise hídrica vivida por São Paulo nas costas de São Pedro.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.898 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Publicitária por formação, escreve por vocação e canta por diversão. Ama música, livros e chocolate.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

galeria de fotos

Mario Quintana Cazuza George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.