Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #399 - 11/09/2014

Faltam sorrisos na escrita literária de alunos

Alunos do Jornal Matéria Prima pecam na falta de detalhes, criatividade e enredo ao produzirem crônicas

Talita Trento
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Levando conteúdo e informação toda semana aos leitores, os alunos de Jornalismo, por meio do Jornal Matéria Prima, transmitem competência na prática da escrita ao entregarem as produções. O jornal-laboratório propõe ao aluno enfrentar as maiores dificuldades que um repórter passa no dia a dia de trabalho, desde procurar o assunto impactante para a pauta, até correr atrás de fontes apropriadas para a produção da reportagem.

Nas diversas edições que são publicadas semanalmente, entre produções informativas e opinativas, o leitor se depara com a editoria Literatura, conferindo descontração e reflexão em meio a textos sisudos. Entretanto, não é exatamente o que o público encontra. Nas edições produzidas neste ano, as crônicas presentes na editoria se transformaram em textos complexos e desanimadores. Os alunos optaram por elaborar crônicas que despertassem a melancolia, utilizando enredos que não convidam o leitor a ir além.

É fato que os alunos devem ter a liberdade de expressão nessa editoria, porém, a falta de criatividade e os extensos textos produzidos não despertam a imaginação do público. Segundo Claércio Ivan Schneider, no artigo Crônica jornalística: um espelho para a história do cotidiano? a crônica deve ser um texto breve, “entre um gole de café e outro”, assinalando acontecimentos do cotidiano com vasta liberdade de criação.

 Esses “estilos” de crônicas criados pelos alunos despertam no leitor um estado de depressão e angústia

O JMP visa mostrar de forma light aos alunos as produções feitas por grandes jornais. Assim como os jornais de renome, é necessária a editoria de Literatura, que transmita leveza e informalidade. Todavia, as produções do JMP não revelam essa suavidade. Necessitam de pitadas de humor para ganhar a atenção do leitor. Os estudantes aproveitam dessa editoria para realizarem o texto “sem pé nem cabeça”, transformando a produção em um emaranhado de palavras soltas.

Ademais, esses “estilos” de crônicas criados pelos alunos despertam no leitor um estado de depressão e angústia. Consoante a Danilo Fernandes Sampaio, a leitura literária “(…) é um mecanismo de transformação na vida e nas relações entre os seres humanos.”, ou seja, por meio da escrita o redator é capaz de influenciar atitudes do público para o qual escreve. Dessa forma, os alunos precisam tomar certos cuidados na hora de produzir, mesmo que seja um texto narrativo e peculiar de cada estudante.

(Reprodução/Jornal Matéria Prima/Fotomontagem)

(Foto: Reprodução/Jornal Matéria Prima/Fotomontagem)

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.839 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Dizem que caí de paraquedas no jornalismo, mas aviso: quem pula cai sempre em terra firme.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

galeria de fotos

George Carlin Mario Quintana Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.