Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Educação | Edição #396 - 21/08/2014

Semiextensivos são opção na guerra do vestibular

Cursinhos pré-vestibulares é a escolha de muitos estudantes que desejam uma vaga em uma universidade pública

Daniela Parkuts
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Rafael Mosconi,21, tenta desde 2011 vaga no curso de medicina

Rafael Mosconi,21, tenta desde 2011 vaga no curso de medicina (Foto:                         )

Porta de entrada para a conquista de um objetivo para alguns e a realização de um sonho para outros. Para concorrer uma vaga no ensino superior, principalmente em cursos concorridos, jovens optam por estudar em cursinhos após a conclusão do ensino médio, onde se prepararam para o tão aguardado vestibular.

A principal dificuldade é a quantidade de conteúdo
a ser estudado em
curto espaço de tempo

O semiextensivo também se torna uma opção para muitos estudantes por ter curta duração. Além de quatro horas diárias durante as aulas, os alunos se desdobram e costumam passar o dia todo na biblioteca, estudando ou esclarecendo dúvidas com os professores, que sempre estão à disposição para ajudá-los. Mas tanta dedicação nem sempre traz o retorno esperado, dependendo do nível e modalidade do curso escolhido.

A aprovação nem sempre é imediata, levando alguns estudantes a voltarem para os cursinhos, onde permanecem por uma ou mais temporadas de estudos e aprendizados.

Esse é o caso de Rafael Mosconi, 21, que pretende cursar medicina e estuda de manhã em um cursinho pré-vestibular de Maringá. Ele tenta uma vaga desde 2011 e conta que a rotina não é fácil. “Passo o dia todo estudando. Mesmo com tanto esforço a principal dificuldade é a quantidade de conteúdo a ser estudado em um curto espaço de tempo, além de matérias que preciso dominar, mesmo não gostando e não sendo a área que escolhi.”

Segundo o professor de história Mateus Sagai, a tensão e o estresse são inevitáveis, porém podem ser minimizados. “Procuro sempre alertar os alunos da importância que tem o ‘sacrifício’, para conquistarem a sonhada vaga.” E ressalta que os alunos precisam controlar a ansiedade e a tensão, sendo fundamental ter organização e uma boa administração dos estudos.

Já a estudante Rayane Brugnolle, 18, cursa semiextensivo pela segunda vez. Com o objetivo de estudar arquitetura na Universidade Estadual de Londrina (UEL) ou na Universidade Estadual de Maringá (UEM), ela prestou vestibular quatro vezes e comenta que a rotina é bem cansativa. “Estudo em torno de seis horas por dia quando não estou dentro de sala. O cursinho causa muito desgaste físico e emocional, pois exige muita dedicação.”

De acordo com a psicóloga Adriana Furlan, a ansiedade é considerada normal e até necessária para ter responsabilidade e foco, mas em excesso pode comprometer o desempenho dos candidatos. “Para controlar o nervosismo e o ‘branco’ na hora do vestibular, é aconselhável que o estudante, durante a preparação, não fique preso 24 horas por dia aos estudos. Precisa reservar pelo menos uma hora diária para o descanso e lazer.”

Para os estudantes que ainda não passaram no vestibular e continuam na luta por uma vaga, “o mais importante é levantar a cabeça, se reorganizar, encontrar um foco. O importante é acreditar na capacidade que cada um tem quando se quer algo na vida”, afirma a psicóloga.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.244 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Amo o novo, música, boas histórias, e jornalismo.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

galeria de fotos

Cazuza Mark Twain Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.