


Datena, apresentador da Rede Bandeirantes, deixa bom senso de lado e aparece vestindo roupas íntimas em rede nacional
Lethícia Conegero
Aluna de Jornalismo
Datena exibe cueca na apresentação do programa “Brasil Urgente” (Foto: Reprodução/Band)
“Eu apresentarei o ‘Brasil Urgente’ de cueca verde e amarela se o Brasil não for campeão.” Foi o que declarou o jornalista da TV Band, José Luiz Datena, 56, apresentador do programa “Brasil Urgente”. A promessa foi feita no dia 23 de abril, ao vivo, durante a transmissão de um jogo de futebol da Champions League. Datena, juntamente com os dois colegas de emissora, Neto e Téo José, fez parte da cobertura de esportes da Band na Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil.
No dia 8 de julho, o Brasil enfrentou a Alemanha nas semifinais da Copa, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. A seleção brasileira perdeu de goleada, com o placar de 7 a 1, deixando a disputa pela taça. Conforme havia prometido, o apresentador Datena apareceu em rede nacional no dia 10 de julho, vestindo o tradicional terno e da cintura para baixo, apenas uma cueca, meias e sapatos. Em vez de usar a roupa íntima das cores verde e amarela, como havia prometido, o apresentador optou pelo vermelho e o amarelo, as cores da bandeira da Alemanha.
No programa em que saudou os telespectadores vestindo uma cueca, Datena criticou o técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari e o desempenho da seleção na Copa jogada “em casa”. Além disso, fez algumas piadas sobre o técnico Felipão. “O Felipão deixou todos nós de cueca. Deixou 200 milhões de cueca.” E complementou “O Felipão devia pagar essa cueca aqui”.
É dever do jornalista valorizar, honrar e dignificar a profissão
O apresentador se prestou à exploração do ridículo, despertando um lado cômico e, consequentemente, descaracterizando a profissão do jornalista, que visa informar a população acerca de assuntos que têm relevância social. A postura de Datena não condiz com o que se espera de um profissional do ramo. De acordo com o Art. 6º do Capítulo II – Da conduta profissional do jornalista, do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, é “dever do jornalista valorizar, honrar e dignificar a profissão”.
Dessa maneira, o apresentador José Luiz Datena extrapolou nas próprias atitudes ao utilizar a comicidade, de gosto duvidoso, em uma produção jornalística. Datena apresentou um comportamento inadequado ao aparecer em rede nacional vestindo roupas íntimas e satirizando a derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014.
O exercício de uma profissão corresponde não só à prática das atividades referentes ao cargo que o indivíduo ocupa, mas também às atitudes e comportamentos dele como profissional. De acordo com o professor Alberto Manuel Vara Branco, no livro A ética e a informação: O jornalista como profissional e o jornalista como pessoa (2014), o profissional deve levar em conta, além dos aspectos técnicos, comportamentos que condizem com a moral profissional. Tal conjunto de regras éticas equivale à deontologia profissional.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.