Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #395 - 14/08/2014

A linha tênue entre o legal e o ridículo

Datena, apresentador da Rede Bandeirantes, deixa bom senso de lado e aparece vestindo roupas íntimas em rede nacional

Lethícia Conegero
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Datena exibe cueca na apresentação do programa “Brasil Urgente” (Foto: Reprodução/Band)

Datena exibe cueca na apresentação do programa “Brasil Urgente” (Foto: Reprodução/Band)

“Eu apresentarei o ‘Brasil Urgente’ de cueca verde e amarela se o Brasil não for campeão.” Foi o que declarou o jornalista da TV Band, José Luiz Datena, 56, apresentador do programa “Brasil Urgente”. A promessa foi feita no dia 23 de abril, ao vivo, durante a transmissão de um jogo de futebol da Champions League. Datena, juntamente com os dois colegas de emissora, Neto e Téo José, fez parte da cobertura de esportes da Band na Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil.

No dia 8 de julho, o Brasil enfrentou a Alemanha nas semifinais da Copa, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. A seleção brasileira perdeu de goleada, com o placar de 7 a 1, deixando a disputa pela taça. Conforme havia prometido, o apresentador Datena apareceu em rede nacional no dia 10 de julho, vestindo o tradicional terno e da cintura para baixo, apenas uma cueca, meias e sapatos. Em vez de usar a roupa íntima das cores verde e amarela, como havia prometido, o apresentador optou pelo vermelho e o amarelo, as cores da bandeira da Alemanha.

No programa em que saudou os telespectadores vestindo uma cueca, Datena criticou o técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari e o desempenho da seleção na Copa jogada “em casa”. Além disso, fez algumas piadas sobre o técnico Felipão. “O Felipão deixou todos nós de cueca. Deixou 200 milhões de cueca.” E complementou “O Felipão devia pagar essa cueca aqui”.

É dever do jornalista valorizar, honrar e dignificar a profissão

O apresentador se prestou à exploração do ridículo, despertando um lado cômico e, consequentemente, descaracterizando a profissão do jornalista, que visa informar a população acerca de assuntos que têm relevância social. A postura de Datena não condiz com o que se espera de um profissional do ramo. De acordo com o Art. 6º do Capítulo II – Da conduta profissional do jornalista, do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, é “dever do jornalista valorizar, honrar e dignificar a profissão”.

Dessa maneira, o apresentador José Luiz Datena extrapolou nas próprias atitudes ao utilizar a comicidade, de gosto duvidoso, em uma produção jornalística. Datena apresentou um comportamento inadequado ao aparecer em rede nacional vestindo roupas íntimas e satirizando a derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014.

O exercício de uma profissão corresponde não só à prática das atividades referentes ao cargo que o indivíduo ocupa, mas também às atitudes e comportamentos dele como profissional. De acordo com o professor Alberto Manuel Vara Branco, no livro A ética e a informação: O jornalista como profissional e o jornalista como pessoa (2014), o profissional deve levar em conta,  além dos aspectos técnicos, comportamentos que condizem com a moral profissional. Tal conjunto de regras éticas equivale à deontologia profissional.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.839 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Interessada em descobrir, e mostrar, o que há de melhor nas pessoas.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

galeria de fotos

Chico Buarque Mark Twain Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.