Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #392 - 27/06/2014

Preserve as boas fontes, pois são raras

Todo jornalista que se preze precisa ter boa “rede de contatos” e transmitir credibilidade no trabalho que realiza

Daniela Parkuts
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

É por meio do Jornal Matéria Prima, que nós, alunos de jornalismo, aprendemos técnicas de reportagem, passando a cada edição por um gênero jornalístico diferente: artigo, crônica, crítica de mídia, ombudsman, entrevista, reportagem e  histórias de bairro.

Aqui aprendemos a ser claros e objetivos com a informação, para que o leitor possa compreendê-la corretamente. Nas reportagens de bairro, por exemplo, em que a principal função é identificá-lo para que o leitor possa se situar, nem sempre isso é possível.

Aprendemos a ser claros e objetivos com a informação, para que o leitor possa compreendê-la corretamente

Porém, os alunos de jornalismo conhecem a necessidade  que alguns entrevistados ou fontes de informação têm de não se identificar e até mesmo o local em que trabalham ou moram, pois dependendo do assunto a que a reportagem se refere, pode levar ao constrangimento ou mesmo causar problemas a fonte se esta for identificada.

Na reportagem da edição 390, intitulada “Indústria desativada abriga 300 cães”, nas duas primeiras linhas é mencionado que, “uma indústria na região norte de Maringá é o lar provisório de aproximadamente 300 cachorros abandonados”. Não houve identificação do bairro em que o abrigo está localizado.

No caso em questão, o que poderia ser interpretado como erro da reportagem, na verdade foi à forma encontrada pela repórter para evitar tornar a público o endereço do abrigo e, com isso, desestimular novos abandonos de animais.

 

montagem- Daniela Parkuts

montagem- Daniela Parkuts

Conforme o Art 5º Cap II ,do Código de  Ética dos Jornalistas, – Da conduta  profissional do jornalista- “É direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte”.

Segundo Eugênio Bucci, em sua obra “Sobre ética e imprensa”, (2000, p. 136) “O único segredo específico da profissão de jornalista se refere ao sigilo de fonte – ele não é obrigado a revelar sua fonte quando julgar que deve preservá-la”.

Um exemplo disso e que marcou a história do jornalismo, foi o caso Watergate em Washington, nos Estados Unidos, em 1974. O então presidente Richard Nixon, renunciou ao cargo por investigações feitas por uma fonte de informação, que ganhou apelido de “garganta profunda” e repassava as informações para os repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein, do “Washington Post”.

Sua identidade foi preservada pelos jornalistas por 33 anos e só foi revelada após esse período, a pedido do próprio, pelo advogado dele.

Diante disso, é possível compreender que independentemente da fonte ser ou não divulgada, são de extrema importância as informações por ela prestadas, para que cheguem ao leitor com veracidade e clareza.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.117 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Amo o novo, música, boas histórias, e jornalismo.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

junho 2014
S T Q Q S S D
« mai   jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

galeria de fotos

Chico Buarque Mario Quintana Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.