


Só o Senai já formou mais de 60 milhões profissionais, com 90% de chances de entrar no mercado de trabalho
Luan Comitre
Aluno de Jornalismo
Os cursos profissionalizantes podem ser promovidos por diversas instituições técnicas federais, estaduais, municipais e privadas. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) estão entre essas instituições, ajudando os jovens a desenvolver competências técnicas, adquirindo conhecimentos de maior abrangência em determinadas áreas do mercado profissional.
De acordo com o Senai, quem faz um curso técnico profissionalizante tem 90% chances de entrar no mercado de trabalho. Entre os Estados que mais se destacam na geração de vagas estão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia. Nesses Estados destacam-se diversos cursos, entre os quais, técnico em eletrotécnica, em produtos alimentícios e bebidas, em informática e técnico em montagem de veículos automotivos.
Para muitos alunos, o curso profissionalizante ajudou não só no conhecimento, mas também na hora de encontrar um trabalho. “Gostei muito do curso, foi uma experiência inesquecível. Comecei a fazer o curso de auxiliar administrativo e produção industrial no Senai e duas semanas depois já estava empregada”, diz Murielly Longhi,19, estudante da Unicesumar – Centro Universitário Cesumar.
Foi graças ao curso que
consegui o meu primeiro emprego
De acordo com Bruna Garcia Lopes, 18, curso profissionalizante faz toda a diferença não só no trabalho, mas também na vida pessoal. “Além de uma experiência muito boa, foi graças ao curso que consegui o meu primeiro emprego e, quase três anos depois, ainda trago comigo tudo que aprendi e as amizade que fiz.”
A procura pelos cursos profissionalizantes é grande. O Senai matricula cerca de 3 milhões de alunos por ano em todo o Brasil. Já formou mais de 60 milhões de profissionais e tem 817 escolas profissionalizantes fixas e móveis espalhadas por todo o País.
Curioso e interessado, pronto para aprender tudo o que as pessoas têm para lhe ensinar.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.