Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #389 - 22/05/2014

No Borba Gato, galinhas são bichos de estimação

A dona de casa Dirce Batista do Prado, 69, moradora do bairro, chama a atenção pelo tratamento dedicado a essas aves

Amanda Guimaraes
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Animais de estimação têm ganhado grande importância na vida das pessoas, mas algumas delas fogem do comum e escolhem bichos inusitados para ocupar essa função. Em Maringá, no conjunto Borba Gato (região sul da cidade), galinhas criadas como animais de estimação pela dona de casa Dirce Batista do Prado, 69, são a prova de que essas aves podem, sim, ter um destino melhor que a panela. Em vez de cães ou gatos, Dirce optou pelas galinhas que, segundo ela, já “fazem parte da família.”

Há aproximadamente quatro anos, um de seus filhos ganhou um galo, que se transformou no xodó da família. Ele corria solto no quintal junto com os cachorros. Pouco tempo depois, Dirce foi presenteada com mais duas galinhas e outro galo que, junto com três cachorros, completaram o quadro de animais de estimação da família. “Tive dó de matar. Acabaram ficando por aqui e quando me dei conta já faziam parte da casa. Hoje, são animais de estimação e eu cuido deles como qualquer outro animal”, conta a dona de casa. 7

Dirce é uma das pioneiras do bairro, mora ali há mais ou menos 30 anos e acompanhou várias mudanças. “Quando vim para cá não tinha arvoredo, nem calçada ou asfalto, era tudo terra, vi o bairro crescer.”

A família também cresceu e bem unida. No almoço de domingo são filhos, netos e bisnetos para todos os lados. As galinhas ficam em volta da mesa e dessa vez não são o prato principal. São apenas animais de estimação, correndo para todos os lados, junto com os cachorros. As aves também passeiam na rua, brincam na grama do vizinho, mas quando Dirce chama, elas logo obedecem. “Fico sempre atenta, pois às vezes os carros passam rápido, tenho medo de não dar tempo de elas correrem e atravessarem a rua.”

Tive dó de matar. Acabaram ficando por aqui e quando me dei conta já faziam parte da casa

A veterinária Nachale Leticia Ferreira, 23 , diz que é bem distinto criar galinhas como bichos de estimação. Geralmente, as aves são criadas em galinheiros, para a produção de ovos e carne. Ela também alerta para algumas doenças parasitárias que são transmitidas pela galinha. “É necessário tomar cuidado com esses animais, observar as fezes, colocar água fervida e trocar sempre, para evitar parasitas prejudiciais tanto às galinhas, quanto aos moradores.” A veterinária também menciona que não há problema em criar galinhas como animais domésticos. “Algumas, apesar de não ser seu instinto, podem ser dóceis e domesticadas, não há problema algum. O que falta é a informação. Desde que estejam em um lugar apropriado, podem, sim,  estar entre os animais de estimação da casa.”

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

Maísa disse:

Reportagem engraçada e muito bem escrita. Dá vontade de ter uma galinha de estimação. Pena que minha cachorrinha iria comê-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.839 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Menina, mulher, namorada, mãe e estudante de jornalismo que busca encontrar na simplicidade a alegria de viver!

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2014
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

galeria de fotos

George Carlin Mark Twain Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.