Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade / Economia | Edição #385 - 17/04/2014

Mulheres desafiam o mercado de trabalho

Mulheres do Jardim Aclimação exercem chefias em diferentes áreas, algumas antes ocupadas somente por homens

Mércia Toloni
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Foto: Luan Comitre

Raquel comanda o Salão Studio Bless dentro da Unicesumar (Foto: Luan Comitre)

No Jardim Aclimação, zona leste de Maringá, mulheres dividem com os homens o comando de alguns estabelecimentos comerciantes do bairro. Marissa Schiavon, 24, é uma delas. Ela é dona do Galera Bar que tem a maioria do público formada por homens.

Márcia diz que em todo tempo que tem à frente do bar, há cinco anos, nunca teve problemas com “cantadas” ou comentários desrespeitosos. Ela conta que o local onde o Galera Bar funciona, na avenida Doutor Gastão Vidigal, 1.986, é calmo e nunca presenciou uma briga ali, nem discussões acaloradas.

Marissa diz acreditar que isso acontece porque a clientela do bar é basicamente formada por jovens universitários. Ela acha também o horário de funcionamento do bar, das 8 até as 23 horas, seleciona melhor o público. “Entrei nesse ramo pois meu vô era dono de um bar e cresci dentro dele. Nunca recebi nenhuma ofensa e acabei aprendendo tudo que sei hoje com meu avô”, diz Marissa.

Um dos motivos para criar minha empresa foi por ver um mercado muito poluído de maus profissionais

Mas no Aclimação há outras mulheres exercendo chefias, em diferentes áreas. É o caso de Raquel Garcia dos Santos de Matos, 55. Ela conta que começou a cortar cabelos há 15 anos. “Comecei embaixo de um pé de manga, quando me mudei para Maringá. Uma vizinha descobriu que eu sabia cortar cabelos, então me chamou para cortar o cabelo dela. Coloquei uma cadeira embaixo de um pé de manga e quando vi já tinha montado o meu salão”, brinca Raquel. A cabelereira lembra que já faz mais de três anos que tem o Salão Studio Bless dentro da  Unicesumar – Centro Universitário Cesumar.

Foto: Mércia Toloni

Carla escolheu o Aclimação para montar o The Make com a irmã (Foto: Mércia Toloni)

Já Carla Kisvardai, 35, formada em gastronomia, diz que não atua na área pela desvalorização que a mulher sofre. Por isso, resolveu montar um salão de beleza junto com a irmã, formada em psicologia. Assim como Carla, a irmã também estava descontente com a profissão . As duas criaram o The Make Cabeleireiros, na Avenida Gastão Vidigal , 782.

A  empreendedora Veridiana Duarte, 38, professora na Unicesumar e uma das poucas mulheres a trabalhar no ramo de eventos em Maringá, relata que já teve algumas experiências “machistas” em sua área. “Atuo no segmento de eventos há 10 anos e um dos motivos para criar minha empresa foi por ver um mercado muito poluído de maus profissionais.”

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.442 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Inquieta e distraída, na busca por um lugar no jornalismo

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

abril 2014
S T Q Q S S D
« dez   mai »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

galeria de fotos

Mario Quintana George Carlin Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.