Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Política | Edição #384 - 08/04/2014

Lições da Marcha com Deus em São Paulo

Os jornais Folha de S. Paulo e G1 deram pouca ênfase ao assunto que merecia ser tratado com mais clareza e detalhes

Maria Isabel Corrêa
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Fernando Frazão/ABr

Marcha da Família com Deus pela Liberdade no Rio de Janeiro (Foto: Fernando Frazão/ABr)

No último dia 22 de março tivemos a repetição de um movimento de grande influência e poder na década de 1960. Mais especificamente, em 1964, onde tiveram início uma série de manifestações contra o governo de João Goulart. Na época julgavam ser uma ameaça a implantação do comunismo, e essas mesmas manifestações apoiavam o golpe militar.  Assim denominou-se a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, mesmo nome que levou centenas de pessoas às ruas novamente, segundo diferentes fontes da PM.

Com o objetivo de relembrar o cinquentenário da tomada do poder pelos militares, a marcha versão 2014 realizou o mesmo trajeto de caminhada: da Praça da República até a Praça da Sé.

Os manifestantes reivindicaram uma intervenção militar a fim de retirar o poder de políticos corruptos, para, assim, realizar-se uma nova eleição apenas com candidatos que não tenham nenhum relato de corrupção em seu histórico, os chamados “fichas limpas.”

Há sim que analisar e avaliar toda e qualquer manifestação com muita cautela

A TV Folha, do jornal Folha de S. Paulo, abordou o assunto com certa superficialidade. A notícia teve o foco direcionado aos poucos, e de magnitude desprezível, conflitos que ocorreram na manifestação. Também não conseguiu comprovar a participação de grupos neonazistas na marcha, embora tenha afirmado que estavam lá.  Deu destaque a uma minoria que se manifestou contra a passeata e acabou sendo expulsa, além de outras poucas pessoas que foram presas.

O fato é que na situação em que o País se encontra, há sim que analisar e avaliar toda e qualquer manifestação com muita cautela e com o maior número de informações possíveis, caso contrário, corre-se o risco de induzir a população, principalmente no meio televisivo, a criar uma visão distorcida dos poucos movimentos que ocorrem atualmente. Isso é exatamente o contrário do que é necessário no momento.

Em um lugar onde as pessoas são manipuladas pela mídia que, por sua vez, é totalmente influenciada pelo poder político e privado, deve-se, sim, ter muito cuidado em expor informações. Mas é aí que também deve haver maior esforço em procurar brechas nas informações, a fim de chegar, com isenção, à melhor análise sobre quaisquer que sejam as intenções dessas manifestações.

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

wanderleia disse:

ótimas colocações e declarações,devemos sim tomar certas medidas para não sermos manipulados,mas vivemos num país onde o pobre e analfabeto só tornam-se cidadãos em época de eleições, onde o próprio governo faz suas leis distorcendo e envolvendo a população que poderia ir contra suas regras, aumentando impostos, criando leis que punam o livre pensar”contra o governo” e falar então, as vezes me sinto de volta ao passado não muito longínquo da Ditadura Militar, e me arrepio quando ouço de pessoas de mais idade dizerem; Bons tempos aqueles. Será que a democracia está perdendo sua força ou é muita gente burlando o certo e vivendo o duvidoso.E olha que não sou tão velha assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.239 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Conversadeira, ama ouvir histórias e contá-las. Identifica-se com o jornalismo e é apaixonada pela família.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

abril 2014
S T Q Q S S D
« dez   mai »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

galeria de fotos

Chico Buarque Mario Quintana George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.