Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #384 - 08/04/2014

CEB promove solidariedade no Alvorada

A partir de grupos organizados na Comunidade Eclesial de Base do bairro voluntários ajudam quem precisa

Daniela Parkuts
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Visita feita à cozinha da Pastoral da Criança, no Alvorada

Visita feita à cozinha da Pastoral da Criança, no Alvorada

No Jardim Alvorada (região norte de Maringá), os moradores se unem por meio das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), que são pequenos grupos organizados em torno da paróquia do bairro, por iniciativa de padres ou bispos. Esses grupos são formados por pessoas que pertencem à mesma igreja e moram na mesma região. Motivadas pela fé, essas pessoas se unem e trabalham voluntariamente, em torno de problemas que envolvem, moradia, luta por melhores condições de vida e mais esperança para a população carente.

Geralmente, as atividades realizadas pelos membros das CEBs ocorrem em torno das pastorais sociais, como da criança, do idoso, da família. São feitas visitas domiciliares, acompanhamento médico, pesagem das crianças além de doações de alimentos, roupas e móveis. Quem recebe esse tipo de ajuda são os próprios moradores do bairro.

As atividades realizadas pelos membros das CEBs ocorrem em torno das pastorais sociais

Segundo a coordenadora da CEB São Lucas, Maria José da Silva, 66, que há mais de 30 anos mora no bairro e atua nessa organização, essas comunidades foram criadas a partir de uma proposta feita em 1978, pelo padre José Bortolote, da paróquia São Francisco de Assis. Desde a criação do centro, mais de 800 moradores já foram atendidos pela entidade. Maria José da Silva conta que desde o momento em que a igreja foi fundada e o bairro foi crescendo, surgiu a necessidade de dividir a comunidade  em CEBs, com o objetivo de reforçar o compromisso social da igreja.

No início, eram realizadas somente reuniões em grupo para leituras bíblicas, mas com o passar dos anos foram implantadas as pastorais sociais. “Hoje o nosso foco principal é a Pastoral da Criança e combater a desnutrição”, diz. Os recursos para o funcionamento da entidade são arrecadados a partir da venda de pães, produzidos pelas moradoras da região e voluntárias das CEBs, na cozinha da própria Pastoral da Criança, que funciona ao lado da igreja São Francisco de Assis. Outras fontes de recursos são as festas, promovidas pela Arquidiocese de Maringá, que ocorrem anualmente na praça da Catedral.

Em uma visita feita à cozinha da Pastoral da Criança, Ivanir Luiza Veronez, 59, que há 17 anos participa do projeto, revela que antes de ser voluntária da CEB Vieira, foi ajudada pela pastoral. “Comecei trazendo o meu neto, para se pesar, a partir daí me interessei e passei a ajudar também.” De acordo com Maria de Lourdes, 65, outra voluntária, os pães são produzidos todas as quartas-feiras e são vendidos no mesmo dia. “Com a produção de pães, temos condições de ajudar quem precisa.”

 

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.041 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Amo o novo, música, boas histórias, e jornalismo.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

abril 2014
S T Q Q S S D
« dez   mai »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

galeria de fotos

George Carlin Mark Twain Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.