Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #383 - 05/12/2013

Uma nova percepção sobre o jornalismo

Para ser jornalista é preciso deixar a timidez de lado e encarar a notícia com responsabilidade e um toque de paciência

Mariana Bortolo
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Era uma experiência nova e de princípio isso me causava medo. Sair do primeiro ano e ouvir relatos dos amigos que já tinham passado pelo Jornal Materia Prima não era algo confortável. Eram editorias diferentes: cidade, artigo, crítica, ombudsman, entrevista tudo muito complexo para mim,  que até então só sabia contar a história do pioneiro.

Começou a maratona do jornal. Primeira editoria: bairro, ainda mais na Zona 1, não sabia como achar uma história sem ser tão informativo para aquela edição. Depois de finalizar a reportagem, achei aquilo magnifico. Era totalmente diferente sair a campo com uma rua já definida pela professora e outra você sair “sem rumo” à procura da notícia. Hora da correção, um fiasco. Vi linhas e mais linhas sendo riscadas e modificadas por ela. Naquele momento não entendi, fui atrás de tantas fontes e personagens, e, poxa, para mim 20 anos de comércio era muito antigo.

Eu tinha medo de enfrentar o JMP e hoje sei que vou sentir saudades (Foto: Mariana Bortolo)

Na segunda rodada de edições, eu ainda estava na mesma editoria e para piorar, peguei um bairro onde os vizinhos não se comunicavam, apelei mesmo para algo informativo e fui à prefeitura, conversei com secretário de Obras. Nossa, algo mais completo que aquilo? Mas não foi daquela vez que tinha acertado.

No decorrer do ano, consegui aos poucos deixar essa minha “veia” informativa e passei procurar reportagens mais divertidas para o leitor, pois essa era a proposta do jornal. Fui a cinco bairros seguidos e quando estava para sair dessa editoria, encontrei a história mais gostosa para contar, de um pioneiro da Zona 6. Passei a tarde toda lá, ouvindo os “causos” daquele que ajudou a cidade evoluir.

 Depois de 12 edições no site, aprendi o quão o jornalista tem que ser responsável

Em seguida vieram os opinativos, eu era tão boa em artigo e crônica no colégio, que essa eu achei que iria tirar de letra e finalmente minha nota subiria. Porém, não se enganem. Textos de colégio são completamente diferentes dos textos jornalísticos.

Depois de 12 edições no site, aprendi o quão o jornalista tem que ser responsável e ter paciência para ficar horas sentado e esperar uma fonte ou para ouvir uma história gostosa contada pelo personagem. E acreditem vocês que estarão pegando essa responsabilidade que é o JMP, muitas vezes vocês irão chorar pelos rabiscos nos textos, pela pauta derrubada ou porque a fonte não te atendeu quando você mais precisava. Mas mesmo depois de tanta aflição não desanimem, pois toda experiência é valida. Portanto, boa sorte aos futuros repórteres.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.243 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Sou apaixonada por música, adoro escrever e descobri que estou/sou apaixonada pelo que escolhi, sou apaixonada pelo Jornalismo.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

dezembro 2013
S T Q Q S S D
« nov   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

galeria de fotos

Mario Quintana Cazuza Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.