


Fazer o JMP foi mais que uma simples disciplina da faculdade, foi aprender como o jornalista comprometido deve trabalhar
Cris Gabino
Aluna de Jornalismo
Cristiane Gabino (Foto: Mariana Kateivas)
Pautar, entrevistar, escrever, corrigir, ter prazos para entrega, diagramar a própria reportagem, ufa, é isso que todos aqueles que participam do projeto Jornal Matéria Prima aprendem. E o ensinamento vai ainda muito além.
Descobri que escrever por escrever não vale a pena, que além da informação devemos mostrar a essência de cada assunto abordado. Descobri que escrever com a alma é muito mais sincero do que escrever somente o que os olhos veem, e que a cada texto surgia a capacidade de enxergar além do óbvio.
Conhecer pessoas e lugares diferentes nos faz mais humanos, nos mostra que sair do nosso próprio “mundinho perfeito” é bom, nos ensina e nos ajuda a crescer.
Escrever o último texto me deixa triste, mas ao mesmo tempo muito feliz porque me despeço com a sensação de dever cumprido
Lembro-me do primeiro texto, um desastre, já imaginei que não ia ser aprovada. Mas que bobagem a minha, só serviu para me mostrar que nada melhor do que praticar para melhorar. Hoje meu modo de observação mudou, sei que ainda tenho muito a aprender, mas também sei que foi a partir do JMP que aprendi a contar histórias de outras pessoas e lugares, com um ponto de vista meu, mas nunca modificando a verdade dos fatos.
Escrever o último texto me deixa triste, mas ao mesmo tempo muito feliz porque me despeço com a sensação de dever cumprido, de saber que o que aprendi vou levar para o resto da vida. Que cresci muito fazendo parte deste projeto, e que as lembranças sempre estarão vivas a cada texto que eu escrever daqui para frente.
Desejo que os próximos estudantes que vão integrar do JMP saibam aproveitar e aprendam muito com cada experiência que terão. E ainda, que consigam realizar edições melhores do que as produzidas por nós, turma do 2º ano de Jornalismo da sala 31.
A despedida é necessária para que outros possam também iniciar uma nova trajetória, contar novas histórias e principalmente aprender.
O JMP me fez aprender que o jornalista deve ser comprometido independentemente da editoria em que vai trabalhar. Que deve ser sincero com cada palavra que irá escrever, e deve deixar de mostrar o visível porque isso todo mundo mostra. Deve, então, ir além e procurar o novo.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.