Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #383 - 05/12/2013

Pensava nada, até o jornalismo

O jornalista deve pensar em tudo, antes de todos, conhecendo os limites e obrigações. E o caminho até lá é surpreendente

Carolina Giacomini
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

 

Carolina Giacomini (Foto: Carolina Giacomini)

Carolina Giacomini (Foto: Carolina Giacomini)

Para começar, eu nunca pensei em ser jornalista. E depois desse, outros pensamentos foram modificados. Nunca pensei que, além do texto, título também tivesse tamanho. Nem que um jornal ou revista tivesse espessura certa para linha, mas existe a “linha fina”. Essa também tem limite de toques, como o título. Nunca pensei que seria tão difícil tirar uma foto certa para ilustrar uma matéria. E falando em foto, não imaginava ter que me fantasiar, por várias vezes, para a aula de Produção Fotográfica. Mas isso se torna comum quando a professora é formada em Artes Visuais.

O “seu” e “sua” podem ser de várias pessoas

Nunca pensei que no curso de jornalismo eu precisaria aprender Filosofia. Ou tentar. E diagramar? Sim, quem cursa jornalismo precisa saber de corel, indesign e photoshop. E não se recorta cabelo usando “varinha mágica”. Pensei não ter o mínimo de imaginação quando a professora disse: seu próximo texto é crônica. E aí está mais uma que não pensava. O uso dos pronomes possessivos “seu” e sua” são ambíguos. O “seu” e “sua” podem ser de várias pessoas, mesmo que isso não seja a intenção.

A palavra “coisa” significa algo muito feio. Mas estudiosos indicam que “cultura” é compreendida como emaranhado de ideias. Nunca pensei ter minha opinião tão bem aceita em um artigo. E quando for abordar algum assunto, estude-o. Não escreva emaranhados e nem tente enrolar o editor-chefe, nem o leitor. Nunca pude imaginar que o Word tivesse um dicionário de sinônimos. Mas isso ajuda muito a substituir “coisa” por uma palavra melhor e fazer o título caber nos toques. Achava que “manual de redação” te ensinava que uma dissertação é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas se trata de muito mais que isso.

Nunca pensei que jornalismo fosse tão confuso. Em Ética e Legislação eu aprendi: “seja ética profissionalmente. Não exponha a sua opinião nas reportagens”. Aí você aprende que no jornalismo também se faz artigo de opinião, crítica de mídia e ombudsman.

Nunca pensei que meu texto tivesse que responder, logo nas primeiras linhas, 6 perguntas de uma só vez: o que, quem, quando, onde, como e por que. Mas se deve conseguir do personagem, fonte ou entrevistado mais que isso. Nunca pensei que existe jeito certo e errado de segurar um microfone. Nem como é difícil manter contato visual com uma câmera durante toda a reportagem.

Não ter o medo, ser firme, insistente, atenciosa, observadora e sensível

Não pensava em quase nada que o jornalismo me ensinou até agora. “Eu”, para o Jornal Materia Prima, torna-se dispensável. Mas eu não. Não ter o medo, ser firme, insistente, atenciosa, observadora e, principalmente, sensível são os principais pensamentos para conseguir cativar o leitor, até o último ponto. Missão passada para aqueles que vêm por aí.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.243 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

dezembro 2013
S T Q Q S S D
« nov   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

galeria de fotos

Chico Buarque Cazuza George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.