Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #383 - 05/12/2013

Do medo ao prazer e à saudade

Tímido, aprendiz de jornalista teve de superar a batalha contra a rua e desconhecidos e partir para a pauta e o texto

Giovanni Froeming
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Giovanni Froeming (Foto: Mariana Kateivas)

Giovanni Froeming (Foto: Mariana Kateivas)

O acadêmico fazia bagunça, gritava e brincava com todos, e isso fazia com que acreditassem que ir à rua e “achar” uma pauta para um texto seria moleza. Grande engano. No fundo o garoto sabia que era tímido com quem não conhecia. Conversar com estranhos então, nem se fale.

Depois do sorteio de editorias veio a primeira bomba: “Você vai ser o primeiro bairro”. “Ótimo”, pensou ironicamente o garoto, ainda mais quando lembrou-se que depois do primeiro haveriam mais quatro pela frente.

Durante o ano ele desanimou, mas continuava fazendo os textos e enfrentando a batalha de ir à rua procurar histórias que lhe rendessem belos textos.

Depois de conhecer pessoas e histórias maravilhosas e conseguir passar tudo para o papel, o fim do ano chegou e, consequentemente, o fim do jornal também. E hoje o aprendiz de jornalista vos escreve estas linhas.

No começo achei que não sentiria saudade disso nunca, afinal, é uma rotina um tanto quanto cansativa, ainda mais sabendo que temos outras disciplinas para administrar. Mas hoje sei o quanto foi importante essa experiência. Viver a rua ali no dia a dia, procurar pauta e tentar passar da melhor maneira possível para o papel. É notória a evolução durante o ano, o amadurecimento. E também é notória a saudade e até mesmo o arrependimento de não ter ido um pouco mais a fundo algumas vezes.

Cumpri o meu papel. Eu nasci para fazer isso

Aos calouros que assumirem o nosso lugar– sim, o nosso. O Jornal Matéria Prima não foi feito por um ou dois, mas por uma equipe – só posso pedir que cuidem do nosso jornal e o levem a sério, afinal, é o nomes de vocês – e o nosso também – que estará estampado para quem quiser ver. Queria dizer para não acharem que estão loucos se em determinado momento amarem a professora Rosane e em seguida a odiarem. Pelo contrário, provavelmente isso vai acontecer, como aconteceu comigo. Hoje sei que tudo o que ela diz é para o bem. Aproveite e a “explorem” o máximo que puder porque, antes de ser editora do JMP, ela é professora.

Jornal Matéria Prima não foi feito por um ou dois, mas por uma equipe

Não desistam do curso por causa da correria, desgaste ou desânimo. Pode acontecer que quando estiverem no bairro, andando e “caçando” pautas, queiram desistir, mas depois de ver o texto pronto, perceber que o esforço rendeu uma boa história e ver seu nome embaixo da linha fina e do título, com certeza sentirá um orgulho imenso e, aí sim, se você quer ser jornalista, com certeza no fim do ano, quando acabar o JMP e você estiver no meu lugar, dirá: “Cumpri o meu papel. Eu nasci para fazer isso”.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.252 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Viciado em esportes, procura no jornalismo algo que lhe dê prazer e o faça acreditar que o mundo pode ser melhor.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

dezembro 2013
S T Q Q S S D
« nov   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

galeria de fotos

Mario Quintana Cazuza George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.