


Nem tudo é fácil, mas as dificuldades são necessárias para o nosso crescimento como estudantes e também como seres humanos
Amanda Zulai
Aluna de Jornalismo
O segundo ano começou com a notícia de que nós iríamos comandar o Jornal Matéria Prima, no qual haveria produções quinzenais. Diante da notícia, eu fiquei empolgada, porém, quando a professora avisou que todos os alunos passariam por textos de bairro, quase surtei. O que parecia ser fácil foi se apresentando difícil para nós, estudantes. Acredito, que principalmente para os alunos que moravam fora – sim, eu me enquadrava nessa situação – já que teríamos que sair mais cedo da nossa cidade, passar o dia inteiro em um lugar que não conhecemos e que, de quebra, ficava longe, às vezes, muito longe mesmo. Cada aluno passaria por cinco textos de bairros e, além disso, textos de artigo, crônica, crítica de mídia, ombusdman, entrevista e reportagem. Eu diria: um pouco de tudo.
Não deixem de lado os textos de bairros, aproveitem ao máximo essa oportunidade única
Para minha sorte, comecei com texto de bairro. Confesso, não tinha gostado, mas, tinha sido sorteado, portanto, justo. A minha relação com os bairros não era muito boa, apenas pelo fato de ter de sair da minha cidade mais cedo, o que me deixava muito cansada e esgotada. Porém, quando estava procurando pautas e conhecendo histórias diferentes, me esquecia desses detalhes e adorava estar ali. Imagino que a maioria dos repórteres do Jornal Matéria Prima não gostava de produzir textos de bairros, pelo menos, no começo, mas depois íamos nos acostumando, “pegando o jeito” e observando o quanto é importante para o nosso crescimento, tanto como estudante como pessoa. Por isso, para vocês que serão os próximos comandantes deste navio, não deixem de lado os textos de bairros, aproveitem ao máximo essa oportunidade única. Tenho certeza que vocês irão conhecer muitas histórias bacanas e que devem ser compartilhadas. Talvez vocês também encontrem histórias tristes, mas o importante mesmo é aproveitar a lição de vida que cada uma oferece.
De fato, para comandar o JMP bastam dois ingredientes: dedicação e amor, como tudo na vida. Sem dedicação não conseguimos um bom resultado e sem amor então, nem se fala. Por isso, a união dos dois é fundamental para que nós, estudantes, aproveitemos ao máximo essa experiência, que vou contar: é incrível. Boa sorte aos novos comandantes do JMP.
Estudante de jornalismo com vontade de fazer das palavras a voz do mundo e blogueira de moda nas horas vagas.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.