Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #381 - 14/11/2013

Uma história feita de gatos e bagaços

Além da alegria e fofura naturais, os bichanos são amigos e ajudam à recuperar paz interior de jovem moradora de Maringá

Andreia Melero
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
gatos da Lissandra

Literalmente uma cama de gatos, mas recheada de amizade (Foto: Andreia Melero)

Carros com som alto, motocicletas rasgando o vento, bate-estaca de construções, crianças desbravadoras explorando Wonderland e Neverland das calçadas, idosos que adormeceram os próprios “Pan” e “Alice” do passado e que agora aninham-se em cadeiras de descanso. Esse é o cenário que envolve a rua Pioneiro Brás José Jorge, no Parque Hortência II, região Oeste de Maringá. Em meio a esse misto de tranquilidade e agitação, um refúgio particular é cultivado e carinhosamente tratado para nada mais, nada menos do que 17 gatos. Isso mesmo, 17 gatos.

Entre miados incessantes, pelagens brilhantes e olhares sequiosos de afeto está ela, Lissandra Helena Scarante, 36, dona de casa e “mãe” de toda “gatarada”. Engana-se quem pensa que essa relação é de amor incondicional de apenas uma parte, da humana pelo animal. A relação que Lissandra tem com os gatos é de troca, que envolve companheirismo e carinho de ambas as partes.

“Eu estava com uma depressão horrível em 2004. Minha vida estava literalmente um bagaço. Foi quando minha mãe me convenceu a ir ver uma gatinha que estava para adoção [a Ágatha]. Foi amor ao primeiro miado. Levei para casa, alimentei, cuidei e dei atenção.Enquanto fazia isso, nem percebia que ela, ao mesmo tempo, também me ajudava com todo carinho que me dava. Acabei sarando da depressão com o amor da gatinha. Ela era meu motivo de levantar da cama todos os dias”. No fundo da casa da Lissandra, há um grande espaço cercado e adaptado, onde ficam os animais, todos castrados, vacinados e vermifugados. Os bichinhos ainda “batem ponto” sempre em uma clínica veterinária.

A relação que Lissandra tem com os gatos é de troca, que envolve companheirismo e carinho de ambas as partes

“Farras no telhado, fora da lei, sobe e desce muros, fora da lei.” Ed Motta sabia bem do que estava falando. Se fosse preciso, essa com certeza seria a trilha sonora de um certo bichano. Com andar malandro, gingado boêmio, miado desconfiado e postura arisca, Frodo – que não está em uma jornada rumo a Mordor – o negro gato de algumas manchas brancas, segue a própria saga ao recipiente com ração mais próximo. Ele não é oficialmente da trupe dos 17 gatos, mas é o xodó da dona Marilene, 74, aposentada e mãe de Lissandra.

“Frodo é arisco no início, mas depois que pega intimidade, vai querer te acompanhar até quando você for ao banheiro. Ele é namorador, gato da noite, mas sempre volta para casa, para mim”, comenta Marilene, com brilho nos olhos e um grande sorriso no rosto, incapaz de esconder a afeição que sente pelo felino.

Depois de Àgatha, vieram os demais bichinhos, adotados de clinicas veterinárias e abrigos.

Enfim, a pacata, mas audaciosa vida na rua Pioneiro Brás José Jorge continua, com Peter Pans e Alices em terras prometidas; castelos de cimento materializando, barulhentamente, sonhos e conquistas; idosos que acompanham calmamente a correria; e uma certa trupe miadora que todos os dias, além de levar diversão, é motivo de orgulho e solidariedade para a família Scarante.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.040 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Viciada em livros, música e séries. Tempo nublado, café e carinho sempre se encaixam.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2013
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

Cazuza Mario Quintana George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.