Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Esporte | Edição #380 - 07/11/2013

“Para jogar o beach tennis, basta ter uma quadra de areia”

“Guru” do esporte em Maringá, o gaúcho Marco Antonio Roza relembra a experiência de trazer a modalidade para a região

Victor Rossi
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Além de jogar, Marco Roza também organiza o BT em Maringá

Além de jogar, Marco Roza também organiza o BT em Maringá

Ele não nasceu em Maringá, muito menos puxa o “R’’, mas de forma aparentemente natural, acabou trazendo uma novidade que, aos poucos, vem fazendo a cabeça dos maringaenses: o beach tennis, ou se preferir, tênis de praia. Tudo começou em 2011, quando o gaúcho Marco Antonio Roza, 49, começou a jogar na cidade um excêntrico esporte, que mistura badminton, vôlei, frescobol e o tênis convencional. Quem olhava, logo se interessava pelo esporte que necessita de uma simples quadra de areia. Quando se deu conta, não tinha mais como escapar. O que era para ser apenas um hobby, com o tempo foi ficando se transformando em coisa séria. Até por isso, Roza arregaçou as mangas e fez questão de também começar a organizar e divulgar o esporte na cidade, ideia do qual certamente não se arrepende.

Em entrevista concedida por e-mail ao Jornal Matéria Prima, Roza contou como conheceu o esporte, explicou os detalhes do beach tennis e claro, fez questão de relembrar com orgulho a experiência de trazer a modalidade para a cidade que o acolheu há quase dois anos.

Aos poucos, o beach tennis vem ganhando adeptos no Brasil. Quando você descobriu esse esporte?
Eu Conheci o beach tennis em Niterói (RJ), quando residia por lá. Atualmente, o BT é um dos esportes que mais têm crescido no País. Chegou ao nosso litoral no verão de 2010 e de lá para cá, já está também em grandes centros, como Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), sem falar no interior do Paraná, nas cidades de Maringá, Cambé e Curitiba.

Quando surgiu a ideia de mostrar esse esporte aos maringaenses?
Quando me transferi para Maringá, em novembro de 2011. Vi que esse esporte não era praticado aqui. Com a ajuda de um parceiro, o Giovani Lippi, compramos as redes, raquetes, bolinhas e a partir daí, começamos a jogar na Praça Manoel Ribas, próxima à chopperia Car Wash. Após um mês de jogos, percebi que já tínhamos uma galera de 20 pessoas. Atualmente, contamos com cerca de 130 pessoas participando ativamente. Para desenvolver ainda mais o esporte, em janeiro deste ano, eu trouxe um atleta carioca para dar algumas aulas de beach tennis para a galera na praça e no Clube Olímpico, em Maringá.

Por ser um esporte novo, as pessoas não conhecem muito às regras e a forma de jogo do beach tennis. Como funciona?
Joga-se de duplas ou simples, porém, a maioria dos jogos são em duplas, que podem ser masculinas, femininas e até mistas. A contagem de pontos é a mesma do tênis, a diferença é que não tem vantagem, nem o segundo serviço e vale apenas uma raquetada na bola, sem pingar no chão, é claro.

Qual é o perfil das pessoas que te procuram para praticar o beach tennis?
A maioria, não só aqui em Maringá, mas também em outras cidades, é formada por tenistas. Por ser um esporte mais de diversão do que de competição, os familiares desses tenistas acabam experimentando e aderindo também.

O beach tennis vem ganhando cada vez mais adeptos em Maringá com o passar do tempo. Como você procura divulgar o esporte à população maringaense?
Nossa equipe passou em fevereiro deste ano a demonstrar o beach tennis no Clube Olímpico. De lá para cá, já fomos também em vários clubes esportivos aqui da região, desenvolvendo alguns projetos ligados à Federação Paranaense de Tênis, como o Projeto Caravana, que busca visitar os clubes e mostrar um pouco mais desse esporte. Além disso, temos também um grupo muito ativo no Facebook. É por lá que anunciamos as datas, locais e horários do encontros.

Como alguns imaginam, a prática do beach tennis não exige necessariamente de local com praia para jogar. Onde os praticantes costumam se reunir em Maringá?
Basta ter uma quadra de areia, a mesma do vôlei de praia. Atualmente, o Clube Olímpico, o Maringá Clube, a Praça Manoel Ribas e, claro, a Vila Olímpica, são os principais locais de reunião.

O beach tennis ainda não é considerado um esporte olímpico. Acredita que esse cenário possa mudar em breve?
Embora novo no País, esse esporte já é praticado há mais de 20 anos na Itália. Mesmo o beach tennis não sendo um esporte caro, não acredito que vai ser incluído antes de uns 15 anos. Até porque, nem o futsal foi incluído até agora.

Para quem deseja ver de perto como funciona o beach tennis, como podem te encontrar em Maringá?
Quem tem Facebook, basta solicitar participação no Grupo Beach Tennis Maringá. Para os demais, toda segunda-feira estamos na Vila Olímpica, das 19h às 22h. As terças e quintas, estamos no Maringá Clube, sempre de noite. Além disso, as quartas e sextas à noite, o pessoal sempre se reúne na Praça Manoel Ribas.

Marco Roza (Agachado) e colegas do Maringá Clube em torneio de BT recentemente

Marco Roza (agachado) e colegas do Maringá Clube em recente torneio de BT

Discussão e comentários »

3 comentários | Deixe seu comentário

Marco Roza disse:

O Sr Togoro já jogou conosco.

masaji togoro disse:

como faço para iniciar nessa pratica de beach tenis?Onde posso aprender esse esporte?
Agradeço se puderem ajudar. Nao sou de Maringa, mas sempre venho para cá, sou aposentado, pratico tenis de campo.

Grato

Victor rossi disse:

Ólá.

Você pode entrar em contato diretamente com o Marco Antonio Roza, que é um dos responsáveis por esse esporte em Maringá. Ele está constante atendendo o pessoal no Facebook.Caso não conseguir, mande um e-mail para ele no seguinte endereço: marcoroza@yahoo.com.br . Basta mandar uma mensagem explicando. Ele é sempre atencioso. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.133 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Fã dos esportes, encontrou no Jornalismo uma chance de conhecer o mundo e suas singelas histórias.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2013
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

Cazuza Mario Quintana George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.