Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Segurança / Tecnologia | Edição #380 - 07/11/2013

Mídia esbarra no direito à privacidade

Todo fotógrafo, em tese, é responsável pelas fotos que tira; isso vale também para quem se deixa fotografar

Carolina Giacomini
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Com tecnologia e redes sociais, divulgar dados nunca foi tão fácil (Foto: Carolina Giacomini)

Com tecnologia e redes sociais, divulgar dados nunca foi tão fácil (Foto: Carolina Giacomini)

Em 2006, um caso envolvendo a modelo e apresentadora Daniella Cicarelli. Em 2012, foi a vez da atriz Carolina Dieckmann. Recentemente, o caso da jovem identificada como “Fran”, em Goiás. mas a lista pe grande e não se limita às brasileiras. Scarlett Johansson, Jessica Alba, Leighton Meester também foram protagonistas de situações semelhantes. Nem mesmo Kate Middleton, duquesa de Cambridge, escapou. Esses são apenas alguns episódios de grande repercussão, nas redes sociais e na mídia, que esbarram no “direito” à privacidade.

Mas, afinal, quem controla o pudor senão aquele que o detém?

Não importa cor, nacionalidade, ser famoso ou não. O “vazamento” de imagens e vídeos íntimos já resultaram até em mudança na Constituição Brasileira, como no caso de Dieckmann. Aliás, essa mesma Constituição determina , no ART 5º, o direito à privacidade: “(…) são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. Mas, afinal, quem controla o pudor senão aquele que o detém?

No livro “Fotojornalismo, uma viagem entre o analógico e o digital”, os fotógrafos Erivam Moraes de Oliveira e Ari Vicentini defendem que todo profissional é responsável pelas fotos que tira, assim como o “modelo” que permitiu tal ação. Ambos também devem pensar nas consequências que esse ato pode causar, em quaisquer circunstâncias. Assim, entende-se que, todos os que filmam ou fotografam devem estar cientes de que esses arquivos podem se tornar públicos, e o que isso pode gerar.

A sociedade têm valores. E ainda são, na maioria das vezes, “tradicionais”

A sociedade têm valores. E ainda são, na maioria das vezes, “tradicionais”. A palavra “divulgação” nunca foi utilizada tão facilmente como agora e, mesmo assim, parece que as pessoas não sabem como agir diante dessa agilidade. Os vazamentos são exemplo disso. A enorme repercussão é inevitável.

Quando o tema é direcionado às pessoas públicas, celebridades, o cuidado deveria ser ainda maior, já que elas vendem a própria imagem. Elas, e todos, sabem que tudo o que fazem está sendo monitorado por paparazzis e jornalistas do meio.

Com tecnologia e redes sociais, divulgar dados nunca foi tão fácil

Com tecnologia e redes sociais, divulgar dados nunca foi tão fácil (Foto: Priscila Stadler)

O que é certo e errado pode até ser um conceito individual, mas todos devem ter consciência de que os indivíduos são diferentes. O explícito choca. Os que pretendem fazer algo tido como íntimo, devem aber do risco que estão correndo, mesmo sendo “anônimos”.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.155 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

novembro 2013
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

George Carlin Chico Buarque Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.