Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Educação / Segurança | Edição #382 - 20/11/2013

A culpa pelo estupro não é da vítima

O número de casos de abuso sexual no Brasil cresceu 168% nos últimos cinco anos, um dos motivos é o machismo primitivo do século 21

Mariana Kateivas
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Mulheres andam com medo de serem transformadas em objeto sexual (Foto: Andreia Melero)

A garota malhava desde agosto, tudo para chegar ao verão com orgulho do próprio corpo. Quando se sentiu realizada colocou a blusa nova com transparência, afinal, estava na moda, e uma saia jeans que ganhou da prima. Não demorou nada e os rapazes já começaram a mexer com a garota. Assobios, olhares constrangedores e palavras ofensivas. Ela só queria se sentir bem com o próprio corpo e não ter medo ao andar pelas ruas, transformada em objeto sexual para os olhares masculinos.

Lembrou-se então do que a mãe sempre lhe dizia: “não confie naqueles caras”, “não se esqueça de trancar a porta”, “não saia ao anoitecer”, “não atraia a atenção”, “não sorria” e tantos outros “nãos” que serviriam para protegê-la.

Infelizmente a “doença machista” se alastra dia a dia e os “machos” estão à solta, desrespeitando mulheres por onde passam.

A história acima não representa uma garota em si, e sim milhares de mulheres que saem às ruas todos os dias e se sentem pressionadas com os comentários e gestos de homens que insistem em mexer com elas. E diferente da história, elas nem precisam ter um corpo invejável ou deixar algo à mostra, basta serem mulheres para que homens as desrespeitem.

O machismo não é algo novo, pelo contrário, surgiu na Grécia Antiga. Nessa época não era questionado e as mulheres permaneciam submissas e privadas de acesso ao conhecimento. Só depois da metade do século 20, as mulheres passaram a ter mais acesso aos estudos e, com isso, então passaram a buscar pelos próprios direitos. Mas apesar das garantias, dadas hoje à mulher, alguns homens continuam com o pensamento primitivo e autoritário o qual, muitas vezes, pode levar ao estupro.

IMG_8230

Não importa a roupa ou estilo, mulher tem que ser respeitada sempre (Foto: Andreia Melero)

De acordo com Hanna Thuin, estudante de Direito da Universidade de Brasília, que foi vítima do estupro e conta a experiência em “O nojo do gozo que não participei – sobre estupro e outras formas de machismo”, o estupro é um dos filhos bastardos do machismo. Bastardo porque deste herda os traços, mas não o reconhecimento.

Em agosto deste ano a secretária de Políticas para Mulheres do Governo Federal, Eleonora Menicucci, divulgou nota informando que a cada 12 segundos uma mulher sofre violência no Brasil. De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em cinco anos os registros de estupro no País aumentaram 168%. O número apresentado é claro, mas talvez o motivo de tantos estupros não seja.

alguns homens continuam com o pensamento primitivo e autoritário o qual, muitas vezes, pode levar ao estupro

No mês passado um dos vídeos mais comentados na internet, foi o “It’s your fault” (A culpa é sua), que satiriza os homens, a polícia indiana e a sociedade inteira que insiste em dizer que a culpa pelo estupro é da própria mulher. Como é apresentado no vídeo, é fácil colocar a culpa nas mulheres, chamá-las por adjetivos desrespeitosos só porque são homens e acreditam ter direito total sobre o corpo feminino.

Não importa a roupa, fisionomia ou seja lá o que for que chama a atenção do homem sobre uma mulher, a culpa de um estupro é sempre do estuprador e esse deve ser punido. As mulheres devem ser tratadas com respeito. Sempre.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.239 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Aquela que voa sonhando, mas que mantem os pés no chão para realizar cada um deles. Amante do clique e apaixonada pela vida, rica em histórias.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2013
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

Mario Quintana George Carlin Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.