


Aos que se arriscam nesse campo, a ideia é conseguir muito mais que visualizações; também credibilidade e lucro
Evandro Oliveira
Aluno de Jornalismo
Atualmente muito se ouve falar das redes sociais e de como influenciam a vida das pessoas. Tanto no jornalismo como na publicidade, a internet é fonte e difusora de informações às vezes pertinente, outra perturbadora. Exemplo do crescimento do uso das mídias sociais é o número cada vez maior de blogs.
Pesquisa realizada pelas empresas Boo-box social mídia (agência digital de São Paulo) e Navegg (empresa que calcula dados de audiência on-line no Brasil) mostra que, no primeiro semestre de 2011 o número de acessos foi superior a 40 milhões de acessos, no ano passado, o número de acessos a blogs no Brasil foi superior há 80 milhões, um aumento de mais de 50%. Desse total, 43% dos visitantes de blogs têm ensino superior, 36% ensino médio e 21% ensino básico. A previsão das empresas que realizaram a pesquisa é de que o número dobre ou triplique até a próxima pesquisa, marcada para ocorrer ainda este ano.
O maior desafio em ser blogueiro é conseguir atingir as pessoas e emocioná-las
Outro dado que impressiona é o tamanho da “blogosfera”. A Technorati, empresa americana que cataloga e faz buscas em blogs no mundo inteiro, divulgou no próprio site em janeiro deste ano, que aproximadamente 25% dos internautas brasileiros vasculham blogs todos os dias em busca de informação ou entretenimento. São 5 milhões de pessoas fazendo uso diario dessa ferramenta.
A possibilidade de acessar um blog e ter informações de diversas formas, curiosidades ou entretenimento pode explicar o crescimento do numero de blogs no Brasil. Levantamento realizado pelo site “Top 10 Mais” aponta que os blogs mais visitados no Brasil são: “Não Intendo”, com 9.000 acessos diários, “Kibe Loco”, com 400 mil acessos, e o “Não Salvo”, com mais de 1 milhão de acessos por dia.
Em Maringá, já existem muitos blogueiros buscando reconhecimento e, quem sabe, lucro. Um deles é o estudante de Publicidade e Propaganda Guilherme Morais, 20. Ele criou, no início deste ano, o blog “Divo Cafeína”, produzido apenas por homens. “A ideia partiu da minha vontade de expor ideias, paixão pela escrita e fascínio pela leitura”, explica Morais.
O estudante conta também com o apoio de mais quatro colunistas, que ajudam a compor as informações para o blog. O conteúdo é variado: vai desde notas e curiosidades até dicas sobre maquiagem. “O maior desafio em ser blogueiro é conseguir atingir as pessoas e emocioná-las. Fazê-las pensar para ler sobre alguma tendência de moda lançada por algum ator, em um post resumido a uma foto e uma legenda é fácil”, complementa o blogueiro.
Hoje existem milhares de blogs e se for para ter um, é necessário produzir conteúdo. Isso demanda pesquisa, tempo e capricho
De acordo com Morais, o retorno é sempre muito positivo: “Para mim e para os colunistas do blog, a cada postagem um deles vem me dizer o quanto se sente bem, é elogiado ou, então, recebeu alguma proposta nova de emprego, como já houve.”
A também estudante e blogueira maringaense Claudia Letícia Santiago Gamarra, 20, criou um blog para expor ideias, projetos e sessões fotográficas. De acordo com ela, o maior desafio do blogueiro é conciliar a vida pessoal com o blog. “Hoje existem milhares de blogs e se for para ter um, é necessário produzir conteúdo. Isso demanda pesquisa, tempo e capricho”, explica Cláudia.
A estudante usa, como ferramenta de monitoramento para medir o alcance do blog, o Google Analytics, que oferece o número de acessos, além de detalhes do público alvo, horários de pico e fontes de tráfego.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.
amei o blog