Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Tecnologia | Edição #379 - 31/10/2013

Ter blogs é mais que uma mania entre os jovens

Aos que se arriscam nesse campo, a ideia é conseguir muito mais que visualizações; também credibilidade e lucro

Evandro Oliveira
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Blogueiros maringaenses buscam reconhecimento (Foto- Reprodução)

Blogueiros maringaenses buscam reconhecimento (Foto- Reprodução)

Atualmente muito se ouve falar das redes sociais e de como influenciam a vida das pessoas. Tanto no jornalismo como na publicidade, a internet é fonte e difusora de informações às vezes pertinente, outra perturbadora. Exemplo do crescimento do uso das mídias sociais é o número cada vez maior de blogs.

Pesquisa realizada pelas empresas Boo-box social mídia (agência digital de São Paulo) e Navegg (empresa que calcula dados de audiência on-line no Brasil) mostra que, no primeiro semestre de 2011 o número de acessos foi superior a 40 milhões de acessos, no ano passado, o número de acessos a blogs no Brasil foi superior há 80 milhões, um aumento de mais de 50%. Desse total, 43% dos visitantes de blogs têm ensino superior, 36% ensino médio e 21% ensino básico. A previsão das empresas que realizaram a pesquisa é de que o número dobre ou triplique até a próxima pesquisa, marcada para ocorrer ainda este ano.

O maior desafio em ser blogueiro é conseguir atingir as pessoas e emocioná-las

Outro dado que impressiona é o tamanho da “blogosfera”. A Technorati, empresa americana que cataloga e faz buscas em blogs no mundo inteiro, divulgou no próprio site em janeiro deste ano, que aproximadamente 25% dos internautas brasileiros vasculham blogs todos os dias em busca de informação ou entretenimento. São 5 milhões de pessoas fazendo uso diario dessa ferramenta.

A possibilidade de acessar um blog e ter informações de diversas formas, curiosidades ou entretenimento pode explicar o crescimento do numero de blogs no Brasil. Levantamento realizado pelo site “Top 10 Mais” aponta que os blogs mais visitados no Brasil são: “Não Intendo”, com 9.000 acessos diários, “Kibe Loco”, com 400 mil acessos, e o “Não Salvo”, com mais de 1 milhão de acessos por dia.

Em Maringá, já existem muitos blogueiros buscando reconhecimento e, quem sabe, lucro. Um deles é o estudante de Publicidade e Propaganda Guilherme Morais, 20. Ele criou, no início deste ano, o blog “Divo Cafeína”, produzido apenas por homens. “A ideia partiu da minha vontade de expor ideias, paixão pela escrita e fascínio pela leitura”, explica Morais.

Para o blogueiro, reconhecimento é mais gratificante (Foto- Reprodução)

Para o blogueiro, reconhecimento é mais gratificante (Foto- Reprodução)

O estudante conta também com o apoio de mais quatro colunistas, que  ajudam a compor as informações para o blog. O conteúdo é variado: vai desde notas e curiosidades até dicas sobre maquiagem. “O maior desafio em ser blogueiro é conseguir atingir as pessoas e emocioná-las. Fazê-las pensar para ler sobre alguma tendência de moda lançada por algum ator, em um post resumido a uma foto e uma legenda é fácil”, complementa o blogueiro.

 

Hoje existem milhares de blogs e se for para ter um, é necessário produzir conteúdo. Isso demanda pesquisa, tempo e capricho

De acordo com Morais, o retorno é sempre muito positivo: “Para mim e para os colunistas do blog, a cada postagem um deles vem me dizer o quanto se sente bem, é elogiado ou, então, recebeu alguma proposta nova de emprego, como já houve.”

A também estudante e blogueira maringaense Claudia Letícia Santiago Gamarra, 20, criou um blog para expor ideias, projetos e sessões fotográficas. De acordo com ela, o maior desafio do blogueiro é conciliar a vida pessoal com o blog. “Hoje existem milhares de blogs e se for para ter um, é necessário produzir conteúdo. Isso demanda pesquisa, tempo e capricho”, explica Cláudia.

A estudante usa, como ferramenta de monitoramento para medir o alcance do blog, o Google Analytics, que oferece o número de acessos, além de detalhes do público alvo, horários de pico e fontes de tráfego.

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.155 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Aluno de Jornalismo

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

outubro 2013
S T Q Q S S D
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

galeria de fotos

Mario Quintana Chico Buarque Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.