Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Educação | Edição #377 - 17/10/2013

Nem tudo que é fácil e estável é melhor

Conquistar a vaga de servidor para quem deseja comodidade financeira e profissional pode não ser a melhor escolha

Marcela Cruz
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Concurso público é um processo seletivo que permite o acesso a emprego em cargo

Aposta de muitos para a conquista da comodidade profissional (foto: Renato Araujo/aBr)

Aposta de muitos para a conquista da comodidade profissional (foto: Renato Araujo/ABr)

público de modo amplo e democrático. É um procedimento comum, no qual é garantida a igualdade de oportunidades a todos os participantes. No Brasil, a Constituição federal estabelece que um dos objetivos fundamentais do País é a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Tal orientação tem por finalidade reduzir as desigualdades entre concidadãos brasileiros, oferecendo a todos as mesmas oportunidades e condições para exercerem os direitos e cumprirem os deveres. O concurso público é uma ótima oportunidade para quem busca emprego, e não tem experiência. A falta de qualificação é um fator que assombra quem está à procura do primeiro emprego. Mas, para quem presta concurso público isso não é motivo para desistência. A ausência limite de idade é outro ponto que interessa. Em alguns casos, o concurso público passa a ser a melhor opção para pessoas que são consideradas velhas para o mercado de trabalho.

A falta de qualificação
assombra quem está
à procura do
primeiro emprego

Hoje, quatro em cada dez servidores tém mais de 50 anos. A parcela de funcionários com idade entre 51 e 60 anos cresceu 75% nos últimos 12 anos, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Esses são alguns motivos que podem compensar a necessidade de alguns candidatos às vagas. Existem também os motivos que são um pouco mais atraentes no ponto de vista de quem quer conquistar o posto de servidor público. A estabilidade profissional para quem é concursado pode ser bem mais interessante, do que para quem se aventura em experiências em empresas privadas. A comodidade financeira, ao saber que o “santo” salário será depositado entre os primeiros cinco dias úteis do mês, pode ampliar a busca por essa oportunidade. Porém, nem tudo que traz comodidade, facilidade e estabilidade pode ser o melhor caminho. Isso não quer dizer que ser servidor público seja ruim, é apenas uma questão de avaliação por ângulos diferentes. Para quem cursou faculdade e tem a intensão de exercer a profissão de forma um pouco mais livre, pode não ser interessante se deixar prender pelas amarras da comodidade. Galgar uma carreira profissional bem sucedida e conquistar um salário invejável é perfeitamente atingível. Porém, procurar o concurso público para estabilidade profissional e financeira pode ser desperdício de conhecimento.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.252 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

outubro 2013
S T Q Q S S D
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

galeria de fotos

Chico Buarque George Carlin Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.