Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #378 - 24/10/2013

Avenida dos Palmares, coluna vertebral do Liberdade

Na zona leste de Maringá, a via simples, mas de fluxo contínuo de pessoas e veículos, concentra todo tipo de comércio

Carolina Giacomini
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

A avenida dos Palmares pode ser considerada uma “coluna vertebral” do Jardim Liberdade, região leste de Maringá. Segundo a prefeitura, o bairro que completa 40 anos este ano, desenvolveu perifericamente a avenidas importantes da cidade. O Liberdade é essencialmente residencial, mas é na avenida dos Palmares que os moradores encontram praticamente tudo o que precisam, mesmo estando longe do centro de Maringá.

É na avenida dos Palmares que os moradores encontram praticamente tudo o que precisam

A avenida chama a atenção de quem passa por ali. Uma via simples, de fluxo contínuo, concentrando todo tipo de comércio existente no bairro. Apenas três anos depois de começar a receber moradores, em 1976, surge, na avenida, o mais antigo comércio dali, uma mercearia de secos e molhados fundados pelos irmãos João Granero e Izaias Granero.

A movimentada avenida dos Palmares, no Liberdade (Foto: Carolina Giacomini)

A movimentada avenida dos Palmares, no Liberdade (Foto: Carolina Giacomini)

Depois disso, o negócio só cresceu. Hoje é possível encontrar um moderno supermercado filiado a uma grande rede maringaense. De acordo com o atual gerente administrativo, William Silva, o comércio não pertence mais aos antigos donos, mas eles foram determinantes para o desenvolvimento da empresa. “Os antigos proprietários acompanharam o crescimento e a modernização do setor, então apostaram no negócio. Foram comprando terrenos vizinhos e ampliando até chegar ao que é hoje.”

Silva diz que, filiado à rede há nove anos, o supermercado é o maior do setor no bairro, e ajudou para que Jardim Liberdade se desenvolvesse, facilitando a vida dos moradores dali. O empresário José Alécio Caleffi diz se lembrar de quando o supermercado ainda era um mercadinho do bairro.

Com a loja, consegui sustentar toda a minha família. Hoje tenho duas filhas formadas em universidade

Caleffi também foi um dos primeiros a dar início ao comércio do Liberdade. Chegou há 28 anos, comprou a loja recém aberta e hoje é um dos comerciantes mais antigos da avenida dos Palmares. “Com a loja, consegui sustentar toda a minha família. Hoje tenho duas filhas formadas em universidade”, declara Caleffi. O empresário conta que conseguiu manter a loja até hoje com a ajuda das filhas e ao lado da mulher. Ele diz que quando se mudou para o bairro, tudo ainda estava no começo e se lembra de ver o comércio e todo o Jardim Liberdade se desenvolveu com o tempo, construindo mais uma parte da história de Maringá.

 

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.827 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

outubro 2013
S T Q Q S S D
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

galeria de fotos

Mark Twain Cazuza Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.