


Quando pesquisam e procuram entender sobre novos assuntos, as edições ficam mais interessantes e menos monótonas
Juliana Duenha
Aluna de Jornalismo
Após 19 edições deste ano do Jornal Matéria Prima, alguns repórteres parecem estar acomodados. As edições têm histórias, diferentes e até legais, mas, utilizam os mesmos temas para escrever e produzir os textos. As reportagens parecem estar iguais. Os repórteres preferem, comodamente, escrever sobre os assuntos dos quais mais gostam.
Os repórteres têm medo de arriscar, de variar com assuntos com os quais não se familiarizam. Não se desafiam. Por exemplo, quem gosta de futebol, na maioria das vezes, escreve sobre esse assunto. Outros que vivem a religião, olham com visão religiosa a todo o momento e editorias como economia, tecnologia e política acabam sendo esquecidas. Os repórteres devem lembrar que existem 10 editorias com variados temas no JMP e procurar abranger a todas.
Quando os repórteres pesquisam e procuram entender sobre novos assuntos, as edições ficam mais interessantes e menos monótonas. Escrever sobre aquilo que gosta é fácil, procurar entender sobre outros assuntos é comprometimento com o leitor e aprendizado para o próprio aluno de jornalismo. No JMP o tempo para produzir uma reportagem é de 15 dias, suficiente para pesquisar sobre o assunto e escrever o texto de forma adequada.
Nas primeiras edições do jornal nota-se que os repórteres tinham mais vontade de correr atrás de assuntos que não eram de pleno entendimento. A busca pela novidade, o compromisso com os leitores já não é mais a prioridade dos repórteres e isso deixa os leitores, muitas vezes, insatisfeitos. No livro “Sobre Ética e Imprensa” o autor, Eugênio Bucci, afirma que o repórter ideal é aquele que não demonstra nenhum time, nenhuma fé, nenhuma inclinação política e nenhuma identificação étnica ou cultural com aquilo que escreve. Os repórteres deveriam aproveitar essa oportunidade, que é escrever para jornal-laboratório.
Observadora ao extremo. Adora músicas, risadas e boas histórias. Amante do jornalismo, em todas as formas.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.