Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #370 - 22/08/2013

Mercearia levou moradores para o Campos Elísios

Há 25 anos, o antigo "Barzinho da Beth", hoje Santa Mônica, é parte da identidade do bairro da região norte

Nádia Viviane
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Inaugurado no dia 26 de abril de 1988, o antigo “Barzinho da Beth” hoje se transformou na Mercearia Santa Mônica. Com 25 anos de existência, localizado no Jardim Campos Elísios, zona norte de Maringá, o estabelecimento é frequentado pela maioria dos moradores do bairro que vão ao local para fazer compras mas também “espairecer a cabeça”.
A dona da mercearia e presidente da associação de moradores do bairro há oito anos, Elisabeth Guerra de Oliveira,53, a Beth, mora ao lado do estabelecimento. Segundo ela, tudo começou com um “botequinho” que em alguns anos se transformou na mercearia que hoje é referência ao Campos Elísios. “No início, a ideia era começar a trabalhar em casa com algo que fosse meu, daí meu marido falou em construir uma portinha”, disse.

Elisabeth Oliveira comanda a mercearia há 25 anos (Foto: Nádia Viviane)

Elisabeth Oliveira comanda a mercearia há 25 anos (Foto: Nádia Viviane)

O plano de montar uma mercearia veio por causa da necessidade que o bairro tinha de ser povoado e ter algo que chamasse a atenção. “Nessa região não tinha nenhum barzinho, era bem deserto, foi aí que tivemos a ideia de montar uma mercearia”, contou.
De acordo com Beth, desde a inauguração até hoje, o Campos Elísios evoluiu muito. “A região cresceu e eu quis crescer junto. Tenho o objetivo de avançar mais ainda com produtos diferentes para atrair novos clientes.”

A região cresceu e eu quis crescer junto. Tenho o objetivo de avançar mais ainda

Os funcionários são todos da família, desde o marido de Elisabeth até o genro.
Assílio Ferreira de Carvalho, 49, representante de vendas, é fornecedor há 15  anos da mercearia. Ele contou que, de início, começou a distribuir bebidas e com o tempo, passou a entregar outros produtos, como os de limpeza. “O pessoal da mercearia é a minha segunda família, é uma amizade de muitos anos,” disse.

Novas amizades é o que não falta na mercearia. Renato Bissoni,29, motorista, disse que é cliente há seis anos e que vai ao estabelecimento pelo menos quatro vezes na semana.
Ele contou que o ciclo de amizade aumentou depois que começou a frequentar o local. “Quando chego do trabalho, gosto de dar uma ‘passadinha’ lá, nem se for só para tomar uma cervejinha e conversar com todos os amigos que conheci na mercearia.” Segundo Bissoni, os moradores do bairro estão acostumados com o comércio por causa da facilidade em satisfazer a demanda das pessoas que moram perto. “Se precisar de um leite, é só correr lá na mercearia”, disse.

 

Mercearia Santa Mônica, há 25 anos no Campos Elísios ( Foto: Nádia Viviane)

Mercearia Santa Mônica, há 25 anos no Campos Elísios ( Foto: Nádia Viviane)

A consultora e professora de empreendedorismo, Julimari Bonvechio de Oliveira,43, ressaltou que há grande importância nos pequenos comércios de bairros, pois esses locais abastecem a população que ali vive, auxiliando no bem estar e na demanda dos moradores.
“Esses comércios podem crescer e se multiplicar, trazendo uma importância econômica para a comunidade que necessita ter um mercado, uma padaria ou até mesmo uma farmácia mais próxima de casa”, afirmou.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.040 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Aspirante de Jornalista e locutora. Apaixonada pelo rádio. Adora uma boa história.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

agosto 2013
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

galeria de fotos

George Carlin Mark Twain Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.