


Tornou-se comum observar, em todas as edições do Jornal Matéria Prima, algum texto com diagramação aquém do esperado
Victor Rossi
Aluno de Jornalismo
Todo jornalista que se preze deve saber que quanto mais organizado estiver um texto, melhor informará o leitor. Um texto bem diagramado é algo indispensável no jornalismo atual. Não basta ter feito um ótimo texto se, uma vez publicado, não estiver com os elementos editoriais e gráficos bem encaixados. Em todas as edições do Jornal Matéria Prima é possível perceber que existe sempre algum texto que ficou devendo na hora da diagramação.
Fotos e destaques (que no jornalismo chamamos de “janelas”) são considerados elementos editoriais fundamentais em qualquer projeto gráfico. Mas no JMP, em alguns textos, acabam não sendo bem explorados. O pior é que, em pleno processo de formação, alguns estudantes consideram bobagem “perder tempo” com esses “detalhes”. Não se trata apenas de estética, e sim reforço às informações mais relevantes do texto, algo com o que todo jornalista deve se preocupar.
Emerson Andujar, professor de comunicação visual e criação na Unicesumar – Centro Universitário de Maringá, explica que o papel da diagramação é tornar o texto mais
Boa diagramação pode ajudar a despertar o prazer da leitura (Imagem: Reprodução)
atraente, chamativo, facilitar na hora da leitura. Uma boa distribuição dos elementos gráfico/editoriais pode despertar a atenção dos leitores. ‘‘Um texto bem diagramado, em harmonia com as imagens, espaços vazios, dentre outros, desperta o prazer da leitura, mesmo que o assunto não seja tão interessante. O visual desperta a atenção’’, diz ele.
A falta de ousadia dos alunos durante a diagramação é outro fato relevante. Nem mesmo a quantidade de recursos disponíveis hoje no novo formato do JMP é capaz de acabar com a mesmice da formatação dos textos. Falta mais exploração dos recursos disponíveis por parte dos alunos. Dificilmente se observa a utilização de gráficos, tabelas ou boxes nos textos. Algumas pautas, até pela complexidade do assunto, exigiriam reforço visual e informativo maior do assunto.
O problema pode ser explicado por duas formas: despreparo ou falta de interesse dos alunos na hora da diagramação
Mal sinal, considerando que o JMP é uma espécie de “vitrine” da produção dos futuros jornalistas. Sabe-se que entre os leitores deste jornal-laboratório estão jornalistas profissionais, que atuam em diversas redações. Eles são, sem dúvida, os juízes do produto aqui apresentado. É, portanto, fundamental reconhecer a importância da diagramação no todo que é o jornalismo, já que tudo o que é feito neste segmento tem como objetivo o leitor. Sem ele, o trabalho jornalístico não sobrevive.
Fã dos esportes, encontrou no Jornalismo uma chance de conhecer o mundo e suas singelas histórias.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.