


Embora alguns repórteres consigam escrever de maneira mais informal, a maioria ainda tem dificuldade de sair do gesso
Giovanni Froeming
Aluno de Jornalismo
Nas primeiras edições do Jornal Matéria Prima deste ano, a maior dificuldade dos repórteres não era a falta de fontes, entrevistas, personagens ou até mesmo de pautas. O que mais atrapalhava os repórteres era a maneira com que transmitiam as informações apuradas para o papel, ou seja, a maior dificuldade era na hora de escrever. Todos sabem escrever, mas a grande questão é como desenvolver estilo próprio.
Alguns relatos são “repletos de…realidade! Realidade demais para história tão irreal
Os textos de 90% dos repórteres nas primeiras edições do JMP eram escritos de forma “quadrada”, engessada, o que acabava deixando a leitura cansativa. O leitor certamente, busca algo que lhe dê prazer e surge a curiosidade.
Hoje, já é possível ver textos mais “leves”. Não é que as produções deixaram de ser informativas, pelo contrário, continuam sendo, mas parecem ter encontrado a medida exata para balancear informações e histórias, não deixando assim o texto maçante.
Por outro lado, ainda há aqueles que sentem dificuldade em sair do padrão do texto informativo e valorizar mais as histórias. As justificativas são várias, “esse é o meu estilo”, “isso é muito difícil”, “não consigo mudar”. Realmente é algo difícil mesmo sair do gesso mas se quiser que o texto seja algo prazeroso, é necessário.
Paulo Vinicius Coelho cita, no livro Jornalismo Esportivo (2011), que alguns relatos são “repletos de…realidade! Realidade demais para história tão irreal”. Embora a frase seja de um livro que trata sobre o jornalismo esportivo, encaixa-se perfeitamente no JMP, que às vezes tem histórias bacanas, legais, curiosas e até mesmo “irreais”, mas que são apenas relatadas, e não contadas a partir de um texto empolgante, o que acaba “matando” a história.
É necessário arriscar e se esforçar para deixar o texto mais “leve”, para que se torne empolgante e gostoso de ser lido. As publicações já melhoraram, mas podem melhorar ainda mais. É, claro, isso vai levar um tempo.
Viciado em esportes, procura no jornalismo algo que lhe dê prazer e o faça acreditar que o mundo pode ser melhor.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.